Vagas são distribuídas entre as formações de agente cultural disc jóquei, editor de vídeo, fotógrafo e músico de banda, em Salvador e Lauro de Freitas. Campus do IFBA de Lauro de Freitas
Reprodução/IFBA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, está com inscrições abertas para processo seletivo de cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, são 300 vagas, distribuídas entre as formações de agente cultural (30), disc jóquei (60), editor de vídeo (120), fotógrafo (60) e músico de banda (30), em Salvador e Lauro de Freitas.
As inscrições devem ser realizadas, de forma gratuita, até o dia 9 de fevereiro, por meio do formulário on-line. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e documentação completa até o limite de vaga de cada curso, respeitando o público-alvo prioritário.
A escolaridade mínima exigida para se inscrever é a de ensino fundamental incompleto (1° ao 5°). Segundo o edital, Públicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Cadastro Único (CadÚnico) e jovens de 16 a 29 anos serão prioritários em observância à perspectiva da inclusão, da diversidade humana, das populações vulnerabilizadas, da promoção da equidade de gênero, do combate ao racismo e de todas as formas de discriminação.
LEIA TAMBÉM:
Rede de supermercados oferece mais de 50 vagas de emprego em cidades da Bahia
Construtora anuncia 53 vagas de trabalho para obra de condomínio em Salvador; veja como se candidatar
Os cursos serão oferecidos, presencialmente, em Salvador, no Colégio Estadual Barros Barreto, localizado no bairro de Paripe, e em Lauro de Freitas, no IFBA, localizado no bairro de Itinga.
Com duração de aproximadamente quatro meses e com carga horária de 200 horas totais, os cursos têm previsão de início no mês março e conclusão em maio de 2025.
Reservas de vagas e auxílio financeiro
O processo seletivo segue critérios de ação afirmativa. Do total, 60% das vagas são destinadas a candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), 5% a pessoas com deficiência (PCD) e 5% a quilombolas. As vagas não preenchidas nas categorias de ação afirmativa serão redistribuídas para a ampla concorrência, que corresponde a 30% do total.
Estudantes selecionados e matriculados que estejam cursando regularmente as aulas receberão, mensalmente, um auxílio estudantil no valor de R$ 4,5 por hora/aula. Em todo o curso será possível o recebimento de R$900. O valor mensal a receber dependerá da quantidade de aulas e de horas mensais frequentadas pelo próprio estudante.
Os interessados devem conferir o edital completo e úvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: [email protected].
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻