A Defesa Civil da cidade de São Paulo emitiu um alerta de urgência para alagamentos. “Chuva forte e presistente na zona oeste e sul da capital. Risco alto para alagamentos e deslizamentos nas próximas horas. Mantenha-se em local seguro”.
No dia 24/1, o alerta também foi emitido. Naquele dia, foram registrados diversos pontos de alagamento e inundações, além de desabamentos.
Tensão
Além disso, quem tentou pegar o metrô na Estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna da Linha 1-Azul passou por momentos de tensão com a estação completamente alagada por causa da enxurrada.
Pessoas tiveram que subir onde dava para evitar que fossem arrastadas.
Alerta estendido
Mais cedo, a Defesa Civil renovou o alerta para chuvas intensas, estendendo até quarta-feira (5) para a Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.
Problemas na CPTM
Neste sábado (01), a Região Metropolitana de São Paulo sofreu com os efeitos da chuva. Um deslizamento de terra na área próxima prejudicou a circulação da Linha 7-Rubi da CPTM. O incidente interrompeu o fluxo de transporte ferroviário durante toda a manhã.
Em nota, a assessoria de imprensa informou que a Linha 7-Rubi está com a circulação paralisada entre as Estações Francisco Morato e Botujuru. Já o trecho entre Franco da Rocha e Francisco Morato foi liberado para circulação às 10h55.
Segundo a CPTM, o deslizamento aconteceu na saída do túnel próximo à Estação Botujuru e atingiu um trem da companhia, que descarrilou no local.