Vale e região tem previsão de calorão na semana, com máxima prevista de 36°C


Condição é provocada pela atuação de um sistema de alta pressão, que deve aumentar a sensação de calor pelo menos até o próximo fim de semana. Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Com os termômetros podendo chegar aos 36ºC, as cidades da região do Vale do Paraíba têm previsão de calor acima da média na semana, a começar já por esta segunda-feira (10).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o meteorologista Gustavo Escobar, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a condição é provocada pela atuação de um sistema de alta pressão, que deve aumentar a sensação de calor pelo menos até o próximo fim de semana.
O sistema de alta pressão é um fenômeno que garante que o tempo fique firme, diminuindo a chance de chuva. Com isso, o clima fica mais seco, e a sensação de calor aumenta.
A previsão é que as temperaturas registradas nesta semana superem a média histórica para o mês de fevereiro. Ou seja, o calor deve ficar acima do que é considerado normal pelos meteorologistas, mas ainda sem configurar uma onda de calor.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Taubaté tem média de 31,2ºC em fevereiro. Entre terça (11) e quarta-feira (12), porém, a tendência é que as máximas cheguem à casa dos 35ºC.
Em Ubatuba, que tem média de 31ºC em fevereiro, as temperaturas também devem atingir os 35°C até quarta-feira (12).
Na quinta-feira (13), o calor pode ser ainda maior – Taubaté tem máxima prevista de 36°C. No período da noite, está prevista a chegada de um cavado – correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
A condição deve provocar chuva na sexta-feira (14), quando as temperaturas sofrerão uma queda. Apesar disso, a tendência é que o calor volte a aumentar a partir de sábado (15), deixando o fim de semana quente de novo.
Confira a previsão do tempo desta segunda-feira (10)
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.