![](https://s2-g1.glbimg.com/o6HDar7Fagu_F9W2_629l1rt3xE=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/a/10GB7SSQmUIWXuu2dH1g/videosg143-ezgif.com-optimize.gif)
Na cidade da Fronteira Oeste, que registrou a maior temperatura do Brasil no ano, foram seis grandes focos de incêndio no último mês, com mais de 2,5 mil hectares destruídos. Onda de calor facilita a propagação de queimadas no Rio Grande do Sul
O calor extremo que atinge o RS neste verão, aliado à falta de chuvas, vem aumentando a ocorrência de queimadas no estado, principalmente em áreas rurais. Em Quaraí, na Fronteira Oeste, cidade que registrou a maior temperatura do Brasil no ano, foram seis grandes focos de incêndio no último mês, com mais de 2,5 mil hectares destruídos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Na propriedade de Eusébio Miguel Duarte, o fogo tomou conta de tudo – área plantada, pastagem dos e até o local onde ficam os animais. Só restou a casa da família.
“Aqui (na casa da família) só não pegou porque colocaram água. Se não estivesse atento, queimava tudo”, diz o produtor rural.
Além do calor e da falta de chuva, também há dificuldade no acesso a água. No interior de Quaraí, a prefeitura tem usado caminhões-pipa e veículos com reservatórios para ajudar a população.
“Estamos fazendo remoção de água do municipio para o interior para poder atender a população e não ter perdas maiores. Se não fizer isso, começa a ter morte de gado também, por falta de água, porque campo já não tem mais. Está tudo queimado”, diz o Secretário de Desenvolvimento Rural de Quaraí Fábio Barros.
LEIA TAMBÉM
Quaraí registra calor maior temperatura do RS em mais de um século
Semana será de temperaturas altas e risco de temporais
Escolas estaduais seguem fechadas devido a onda de calor
Onda de calor facilita a propagação de queimadas em cidades como Quaraí, onde a temperatura passou dos 43ºC
Reprodução/RBS TV
Onda de calor
Na primeira semana deste mês, em seis dias o município de Quaraí registrou a maior temperatura máxima do Brasil. O recorde foi na última terça-feira (4), quando a cidade registrou 43,8ºC.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, é a maior temperatura registrada no RS desde pelo menos 1910, quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no estado, e a maior temperatura do Brasil no ano. O recorde pode ser superado nos próximos dias.
Essa já é a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.
O pico do fenômeno deve ocorrer nos próximos dias. Segundo a Climatempo, a onda de calor seguirá influenciando na elevação das temperaturas em todas as regiões do estado, pelo menos, até a quarta-feira (12). Meteorologistas ainda alertam para temporais isolados.
Ruas de Quaraí estão vazias devido ao forte calor na cidade
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS