Portal de São Bento do Sapucaí é batizado com nome de fundador do integralismo, movimento de vertente fascista


Vereadores aprovaram e prefeita sancionou lei que dá o nome do portal a Plínio Salgado, fundador do Integralismo. Movimento, fundado na década de 1930, é inspirado no fascismo italiano. Portal de São Bento do Sapucaí
Reprodução/Google Street View
A prefeitura de São Bento do Sapucaí (SP) sancionou um projeto de lei aprovado da Câmara Municipal que homenageia Plínio Salgado, fundador da Ação Integralista Brasileira nos anos 30 do século passado – movimento inspirado no fascismo.
O projeto tem autoria do vereador Timbé, do PSD, e foi protocolado na Câmara em abril deste ano. Pouco mais de um mês após o protocolo, em uma sessão recheada de elogios a Salgado, os parlamentares aprovaram a proposta. No final da votação, os vereadores aplaudiram a decisão.
Votaram a favor do projeto os vereadores Timbé (PSD), Altino do Torto (PV), Janilo (PP), Pré Rosa (PSDB), Beto Mendes (PSDB), Rogério do Barracão (PV) e Thaynara Protetora (PSL). O vereador Paulinho Peixoto (PP) se absteve e o único voto contrário foi do vereador Renato Barros (PP), que alegou que a homenagem deveria ser feita em outro ponto da cidade ao invés do portal.
“Não estou questionando o mérito do Plínio [Salgado], foi um grande homem. Se tiver praça, rua, eu sou favorável a [colocar] o nome Plínio Salgado. É mais que reconhecimento colocar o nome dele, mas portal só tem um”, alegou o parlamentar.
Na proposta inicial, o vereador Timbé alegou que a intenção da proposta é “garantir a devida identificação do logradouro público citado” e que o projeto renderia “homenagem à personalidade de grande destaque, filho de nossa São Bento”.
O g1 procurou a prefeita Ana Catarina (PP), que sancionou a lei, mas, até o fechamento desta reportagem, ela não havia se manifestado.
Plínio Salgado foi fundador do movimento integralista.
Reprodução
Plínio e Integralismo
O Integralismo surgiu no Brasil na década de 30 do século passado, originando a fundação do movimento de extrema-direita, denominado Ação Integralista Brasileira (AIB). Muitos dos ideais do partido tinham influência de práticas fascistas desenvolvidas na Europa, especialmente o fascismo italiano.
Plínio Salgado, que nasceu em São Bento do Sapucaí em 1895, foi o líder desse movimento. Com o lema “Deus, Pátria e Família”, o político apoiou a Ditadura Militar e foi eleito por duas vezes como deputado federal.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.