
Neste episódio do Gerais no g1, a neurocientista Liubiana Araújo e a repórter Larissa Carvalho conversam com Liliana Junger sobre as principais características e o diagnóstico deste tipo de transtorno do neurodesenvolvimento. “Informação gera empatia, empatia gera respeito”: essa é a frase tema do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, existam 70 milhões de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) — 2 milhões só no Brasil, segundo dados de 2010.
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem padrão de comportamentos repetitivos e dificuldades na interação social.
A neuropediatra e neurocientista Liubiana Araújo esclarece que, quanto antes se percebe a diferença no neurodesenvolvimento da criança, melhores são os resultados durante o processo de crescimento.
“As diferenças podem ser percebidas desde o nascimento, porque existem dois tipos de transtorno do espectro do autismo. Uma apresentação que tem atraso desde os primeiros meses de vida. O bebê que quando está amamentando não olha nos olhos, que é mais sério e não sorri para as pessoas na rua, que fica irritado, que não demonstra interesse. E tem uma segunda apresentação que é a criança que tem regressão no desenvolvimento. Costuma ter um desenvolvimento típico até por volta do 1 ano e meio, 2 anos, quando passa a perdê-lo: deixar de falar algumas palavras, perder o olhar nos olhos, passar a brincar de forma mais restrita”, explicou a neuropediatra e neurocientista.
Em ambos os casos, a recomendação é procurar imediatamente uma avaliação médica. As pesquisas sobre o assunto estão avançando e ela também esclarece que o TEA envolve fatores genéticos
A repórter da TV Globo Larissa Carvalho também participa da conversa e conta uma história de amor, empatia e generosidade: do Davi, garoto que nasceu com TEA e nunca gostou de festas de aniversário.
Na comemoração de 12 anos, em janeiro deste ano, ele quis festejar. No dia tão esperado, um temporal caiu em Belo Horizonte e inviabilizou a realização da celebração. Mas isso não foi motivo para que esse momento único para o desenvolvimento dele acontecesse. (veja vídeo abaixo)
Brasil tem cerca de 2 milhõesde pessoas com o transtorno do espectro autista, estima OMS
Getty Images
Você pode ouvir o Gerais no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no iHeart ou na sua plataforma de áudio preferida.
Menino autista celebra 12 anos e ganha primeira festa de aniversário
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: