
Região Metropolitana está com diversas opções, gratuitas e pagas, ao longo da semana. Musical ‘Canções que eu guardei para você’, mostra “Delas para o Mundo” e show do MPB4 estão na agenda cultural do Grande Recife nesta semana
Montagem/g1
Nesta semana, o Grande Recife está com diversas opções de atividades culturais e diversão. Entre elas, estão o musical de comédia romântica “Canções que eu guardei para você”, a mostra sobre protagonismo feminino na arte circense “Delas para o Mundo”, o show de lançamento do álbum “60 Anos de MPB”, do grupo MPB4, e outros eventos.
Confira a agenda cultural do g1:
Bob Esponja: A Experiência
Espetáculo “A Mostra Dinha”
Mostra “A Volta ao Mundo em 80 Videoclipes”
Lançamento do álbum “60 Anos de MPB”, do grupo MPB4
Mostra “Delas para o Mundo”
Musical “Canções que eu guardei para você”
Espetáculo “Solo fértil”
Exposição “Pequena Coleção das Dores”
Exposição “Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum”
Exposição “Mukha Dhouti”
Exposição “Rock Pernambucano em 50 capas”
Exposição de Sebastião Salgado
Exposição “Cosmo/Chão”
Bob Esponja: A Experiência
Cenário da mostra “Bob Esponja: A Experiência”
Thiago Medeiros/Divulgação
Parte da celebração aos 25 anos de uma do desenho infantil Bob Esponja, a mostra destaca a relevância cultural e artística da animação e se propõe a transportar o visitante para uma experiência imersiva unindo diversão, nostalgia e interatividade.
Espetáculo “A Mostra Dinha”
Espetáculo ‘A Mostra Dinha’
Thais Lima/Divulgação
A Mostra Dinha é um espetáculo fruto da pesquisa da artista circense Mainá Souza. A obra utiliza a acrobacia aérea em tecido como linguagem principal e convida o público a mergulhar em uma narrativa de memórias afetivas e ancestralidade, inspirada na forte presença da avó da artista. Após as apresentações, haverá um bate-papo sobre o processo criativo, promovendo um espaço de reflexão e troca entre os artistas e o público.
Mostra “A Volta ao Mundo em 80 Videoclipes”
Diana Boccara e Leo Longo apresentam a mostra “A Volta ao Mundo em 80 Videoclipes”
Gracia Lee/Divulgação
O casal Diana Boccara e Leo Longo, filmmakers e documentaristas nômades conhecidos como “Couple of Things”, apresentam a mostra que conta com exibição de videoclipes, bate-papo e oficina de produção de material em plano-sequência com smartphone. Ao fim da oficina, os participantes irão filmar juntos um videoclipe para a cantora Uana.
Quinta (3), às 19h: palestra e bate-papo sobre empreender como artista independente
Sexta (4), às 19h: mostra de videoclipes e conversa sobre processo criativo
Sábado (5), das 10h às 19: oficina de videoclipe com smartphone
Domingo (6), às 10h: contação de histórias do livro “A Volta ao Mundo em 80 Videoclipes”
Lançamento do álbum “60 Anos de MPB”, do grupo MPB4
MPB4 comemora 50 anos do LP Cicatrizes, considerado o mais importante do grupo
O grupo MPB4 celebra sua trajetória com o lançamento do álbum “60 Anos de MPB”, reunindo composições da música brasileira que marcaram o grupo. O álbum conta com convidados especiais, incluindo Chico Buarque, Edu Lobo, Ivan Lins, João Bosco, Milton Nascimento, Toquinho e Alceu Valença.
Mostra “Delas para o Mundo”
Mostra “Delas para o Mundo” celebra o protagonismo feminino na arte circense
Eulália Lins/Divulgação
A mostra Delas para o Mundo celebra o protagonismo feminino na arte circense através de 17 performances de curta duração em modalidades como pole dance, tecido acrobático, trapézio, palhaçaria, dança do ventre e lira acrobática. O evento conta também com uma feirinha criativa com opções de gastronomia, moda, beleza e empreendedorismo.
Musical “Canções que eu guardei para você”
Musical “Canções que eu guardei para você”
Ale Catan/Divulgação
O espetáculo, que homenageia grandes vozes femininas da música pop brasileira, acompanha a história de três casais: Miguel e Malu, Renata e Túlio, e Pietro e Bárbara. A comédia romântica é costurada por canções dos anos 2000, conhecidas na voz de cantoras lésbicas e bissexuais.
Espetáculo “Solo fértil”
Espetáculo ‘Solo Fértil’
Morgana Narjara/Divulgação
O monólogo de Ludmila Pessoa, sob direção de Quiercles Santana, faz temporada gratuita em abril, mês da luta dos povos indígenas. A peça aborda temas como cosmovisão indígena, natureza, corpo feminino, maternidade e opressão, com a proposta de provocar reflexões profundas sobre o tema.
Sábado (5), domingo (6), 12 e 13 de abril. Sábados às 19h; domingos às 18h
22 e 23 de abril, às 19h
24 e 25 de abril, às 19h
Exposição “Pequena Coleção das Dores”
Exposição “Pequena Coleção das Dores”
Luciana Padilha/Divulgação
A exposição “Pequena Coleção das Dores”, da artista, pesquisadora e professora Luciana Padilha, reúne mais de 200 imagens e outros trabalhos que exploram a relação entre criação e dor.
Exposição “Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum”
Diogum em imagem de arquivo
Hannah Carvalho/Divulgação
O artista plástico Diogum assina a exposição individual “Ferro Ifé — O atlântico negro de Diogum”. Com curadoria de Bruno Albertim, a mostra traz 60 obras, sendo boa parte delas inédita, feitas com pêndulos e correntes de ferro e metal, que remontam à espiritualidade.
Exposição “Mukha Dhouti”, de Dayse Pontes
A artista Dayse Pontes ilustra, através da pintura, os benefícios da técnica de yoga Mukha Dhouti para o equilíbrio do sistema nervoso e a liberação de emoções negativas.
Exposição “Rock Pernambucano em 50 capas”, de Danilo Lúcio
A coletânea homenageia os músicos, produtores e designers através da seleção de 50 capas icônicas do rock em Pernambuco. As imagens abrangem o movimento “udigrudi” e a psicodelia dos anos 1970, a escassez dos anos 1980, a explosão do movimento Mangue Beat dos anos 1990, o hardcore dos anos 2000 e o heavy metal dos anos 2020.
Exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, de Sebastião Salgado
Exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”
Sebastião Salgado/Divulgação
Com 56 fotografias em preto e branco, a mostra do fotógrafo Sebastião Salgado retrata o cotidiano de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo nos anos 1980. As imagens revelam a busca pelo ouro e as condições precárias dos milhares de trabalhadores que tentaram a sorte no local.
Exposição “Cosmo/Chão”
Obra dos ceramistas de Itamatatiua, do Maranhão, faz parte da exposição ‘Cosmo/Chão’
Julio Cavani/Divulgação
A exposição propõe intersecções de artistas brasileiros de diferentes estilos e estéticas com o trabalho de Francisco Brennand. Serão cerca de 90 obras assinadas por 15 artistas de oito estados brasileiros.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias