Marina Franco, de 20 anos, cursa Gestão de Negócios e Inovação na Fatec de Pindamonhangaba e passará um semestre tendo aulas em Wildau, na Alemanha. Estudante de faculdade pública é aprovada para intercâmbio em universidade da Alemanha: “quando vi a oportunidade, não pensei duas vezes”
Arquivo pessoal
“Desde sempre tive essa vontade de viajar, conhecer o mundo, conhecer a educação de outros lugares do mundo. Já tinha comprado uma passagem para ir para a Alemanha no ano que vem em uma promoção. Quando vi a oportunidade de estudar lá, não pensei duas vezes”
A frase acima é de Marina Franco, de 20 anos, estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. A aluna ganhou uma bolsa de intercâmbio e irá passar um semestre estudando na Alemanha.
Atualmente no quinto semestre do curso, ela conta que sempre alimentou o desejo de estudar fora do Brasil e de conhecer outros países.
A oportunidade bateu em sua porta quando viu em um grupo da faculdade um concurso que daria uma vaga de intercâmbio para um estudante, entre todos os alunos do Campus.
O processo seletivo foi por meio da análise do histórico escolar e o percentual de aprovação nas matérias. Marina foi premiada por sua dedicação ao longo dos anos de curso.
Estudante de faculdade pública é aprovada para intercâmbio em universidade da Alemanha: “quando vi a oportunidade, não pensei duas vezes”
Reprodução/ TV Vanguarda
“Foi um processo seletivo entre todas as Fatecs de São Paulo. Fui pega de surpresa porque vi o edital, pensei que precisava me inscrever. Ele fechou em 20 de abril e em 5 de maio eu tive a notícia de que tinha sido aprovada. Quando soube da notícia comecei a sair correndo e gritando pela faculdade. Agora estou correndo com as coisas. Eram 91 vagas, uma para cada Fatec”, contou Marina.
A universidade aprovada era também a primeira opção escolhida por Marina. Eram somente duas vagas e a moradora de Pinda foi contemplada com uma delas e agora passará seis meses em Wildau, na Alemanha.
“Coloquei a Universidade de Ciências Aplicadas de Wildau, em Wildau, que fica a 50 minutos de Berlim. Ela tinha duas vagas a serem preenchidas, coloquei como primeira opção e passei. Vou cursar um semestre lá, de Gestão de Negócios Europeus, eles chamam de ‘semestre de inverno'”, disse.
A aluna estudou durante toda a sua vida em escolas públicas da cidade e relata que elas foram indispensáveis para a sua aprovação para o intercâmbio.
“Sempre fui de escola pública a vida toda. Estudei na Monsenhor João José de Azevedo, depois no João Martins de Almeida, na Etec e por fim a Fatec. Foi muito importante pra mim. Quando eu estava no fundamental minha mãe até tentou levar pra particular, fiz a prova e os professores falaram que fui muito bem, minha mãe viu que eu estava bem na pública e preferiu investir em idioma”, relembrou.
Agora, para conseguir custear as despesas iniciais, Marina abriu uma campanha de arrecadação virtual. O valor será utilizado para a compra da passagem de ida e seu primeiro aluguel na cidade alemã. O restante, a aluna vai tentar conseguir trabalhando já no outro país.
“Os gastos são todos por minha conta. Estou tentando arrecadar R$ 10 mil, que me ajudariam na passagem de ida e o primeiro mês de aluguel. Lá, vou tentar trabalhar. Vi que um estudante pode trabalhar por meio-período por até 240 dias, mesmo sendo estrangeiro, segundo uma lei alemã. Vi também que um estudante precisa de mais ou menos 993 euros para se manter, o que dá cerca de cinco mil reais por mês. Se seguir isso, vou precisar de 5.960 euros para me manter os seis meses”, relatou.
Estudante de faculdade pública é aprovada para intercâmbio em universidade da Alemanha: “quando vi a oportunidade, não pensei duas vezes”
Reprodução/ TV Vanguarda
Marina se diz ansiosa para embarcar. As aulas começam em setembro e ela já está pesquisando moradia no novo país. Para ela, isso é uma realização de um sonho de conhecer outras culturas e nações; inclusive a própria Alemanha já seria seu destino em 2024, a passeio.
Ela relata que a família está “explodindo de orgulho” e com um misto de motivação e medo do desafio, mas para Marina essa é a sua grande oportunidade da vida.
“Eu vou ou eu vou. Eu sei que vou dar algum jeito de ir, de conseguir esse dinheiro. Preciso ir para lá”, concluiu a estudante.
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região
Estudante de faculdade pública é aprovada para intercâmbio em universidade da Alemanha: ‘Quando vi a oportunidade, não pensei duas vezes’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.