Polícia registrou um TCO contra o vendedor por crime ambiental. Gato-do-mato-pequeno, ameaçado de extinção, é resgatado pela polícia em Fortaleza após ser colocado à venda na internet.
Polícia Civil/ Divulgação
Um gato-do-mato-pequeno, espécie felina ameaçada de extinção, foi resgatado pela polícia em uma casa no Bairro Granja Portugal, em Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (16), após ser colocado à venda na internet. Dois homens foram detidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, os agentes receberam uma denúncia anônima de sobre a venda de um animal silvestre em ambiente virtual.
Ao tomar conhecimento do caso, os agentes Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) iniciaram as investigações e identificaram que a pessoa que estava tentando comercializar o animal residia no bairro da capital cearense.
Os policiais foram ao endereço e durante as buscas na casa localizaram o felino. O autor do anúncio de venda do animal, um homem de 35 anos, foi conduzido para a unidade especializada da Polícia Civil, onde foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra ele com base na Lei de Crimes Ambientais.
Outro homem que estava na residência também foi conduzido para a delegacia e prestou esclarecimentos à unidade policial.
Após o resgate, o gato-do-mato-pequeno foi encaminhado para uma unidade de proteção aos animais, onde será tratado até ser devolvido à natureza. A DPMA seguirá com as investigações com o objetivo de identificar outras pessoas suspeitas de envolvimento com o caso, bem como resgatar outros animais que estejam fora de seu habitat natural.
Menor espécie de felino do Brasil
O gato-do-mato-pequeno é a menor espécie de felino do Brasil.
Polícia Civil/ Divulgação
O gato-do-mato-pequeno, junto com Leopardus tigrinus, é a menor espécie de felino do Brasil. Ele possui porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico, com coloração bem variável, com tonalidades entre o amarelo-claro e o castanho-amarelado.
O felino pode ser visto nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, além do Paraguai e nordeste da Argentina, ocupando geralmente ambientes variados, desde áreas mais abertas àquelas com vegetação densa.
A dieta dele é composta por mamíferos muito pequenos (menos de 100 g), aves e répteis.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará