Morte do apresentador foi confirmada pelo SBT neste sábado (17). Íris Abravanel e Silvio Santos
Reprodução/Instagram
O empresário e apresentador Silvio Santos, que morreu aos 93 anos neste sábado (17), em São Paulo, conheceu a segunda esposa, a jornalista e escritora Íris Abravanel na praia do Saco do Major, em Guarujá (SP).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A informação foi confirmada pela viúva em entrevista ao The Noite com Danilo Gentili em 17 de agosto do ano passado. Durante a entrevista, Íris afirmou que o relacionamento com Silvio Santos começou após se conhecerem na praia, onde o acesso era feito apenas por lancha.
Íris contou que estava bronzeada quando o Silvio Santos chegou ao local. “Ele chegou depois. Eu estava na praia, comia marisco cru e tal, de repente, chega um barco lá, ele desce, branquelo, branco, transparente”.
Na ocasião, a viúva brincou que o apresentador parecia uma lombriga por ser alto e branquelo. “Lá não tinha guarda-sol, não tinha árvore, não tinha nada para se proteger. Aí acharam uma pedra e enfiaram ele lá embaixo”.
Silvio Santos e Íris Abravanel durante ‘Programa Sílvio Santos’ no SBT
Reprodução/SBT
A escritora afirmou que olhou de longe e disse que Silvio parecia uma ostra. “A pedra e ele branquinho assim [dentro]”. Segundo ela, que na época tinha 19 anos, a relação entre os dois foi acontecendo. O pai dela quando soube ficou três dias acamado e quis matar o apresentador.
“Ficou louco, dava soco na parade. [Ele dizia] ‘Eu achava que minha filha era inteligente, você é uma burra de se meter com homem de televisão’. […] Ai o Silvio chamou ele para conversar. Ele não podia ir na minha casa senão a vizinhança toda ficava sabendo, ainda mais no Brás”, disse.
O casamento de Íris e Silvio casou em fevereiro de 1981, poucos meses após o nascimento da primeira filha do casal, Rebeca, em dezembro de 1980.
Pai de seis mulheres, Cintia e Silvia do primeiro casamento, com Cidinha; e Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata do segundo casamento, com Íris Abravanel.
Investimento em hotel luxuoso
Silvio Santos dentro do Hotel Jequitimar, em 2009, aos 78 anos (foto à esq.)
Rogério Soares/Arquivo A Tribuna
Silvio Santos também investiu na rede hoteleira. Há quase 18 anos, ele inaugurou o Hotel Jequitimar Resort & SPA by Accor, na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP). O luxuoso resort cinco estrelas custou à época R$ 150 milhões.
Inicialmente chamado Sofitel Jequitimar, o empreendimento do comunicador na Baixada Santista, considerado um dos mais luxuosos de Guarujá, combina resort, condomínio fechado, shopping center e área de lazer, incluindo um SPA relaxante.
Além do Grupo Silvio Santos, a construção, situada entre o mar e a Mata Atlântica, contou com recursos financeiros da rede de hotéis Accor. A inauguração ocorreu em dezembro de 2006.
Galerias Relacionadas
Conforme apurado pelo g1, até a construção do empreendimento, o maior complexo hoteleiro da região era o Casa Grande Hotel, na Praia da Enseada, que na época contava com 268 apartamentos e uma área de 40 mil metros quadrados de jardins tropicais.
De acordo com o site oficial da Accor, o Hotel Jequitimar oferece aos clientes 300 quartos e 4 andares, além de atrativos como instalações para windsurf, vôlei, excursões de barco, quadra de basquete, tênis e uma academia.
O hotel ainda conta com:
Bar com happy hour;
Estacionamento com 500 vagas e manobrista no local;
Piscina e pool bar com vista para a Praia de Pernambuco;
Centro de convenções interno e externo, com 6000m².
Galerias Relacionadas
Em janeiro de 2017, o hotel de Silvio Santos foi alvo de uma explosão que deixou pelo menos cinco pessoas feridas. Das cinco vítimas, todas funcionárias, quatro foram socorridas por ambulâncias do SAMU e de um condomínio próximo, e uma pelo Corpo de Bombeiros, nenhuma em estado grave.
Premiações
De acordo com o perfil oficial do Hotel Jequitimar no Instagram, o empreendimento conta com os seguintes prêmios:
⭐️ 5 estrelas pelo site de viagens Tripadvisor;
🏆 Prêmio Caio 2022 (que contempla empreendimentos da indústria brasileira de eventos e turismo);
🏆 Prêmio Accor Bernaches Awards Global 2022 e 2023.
Homenagem
Initial plugin text
O perfil oficial do Hotel Jequitimar divulgou uma nota de pesar sobre a morte de Silvio no início da tarde deste sábado. No texto, afirma que o apresentador deixou um “legado imensurável de amor pela comunicação, pelo povo brasileiro e, principalmente, pela família”.
Segundo a nota, a presença de Silvio ainda será sentida por todos, pois onde houver televisão, entretenimento e diversão, sempre haverá Silvio Santos, “que já é parte fundamental da cultura do nosso país”.
“O sentimento que fica para todos os nossos colaboradores é o de gratidão: muito obrigado por tudo, Silvio! Descanse em paz, com a certeza de que seguirá para sempre em nossos corações e no seu querido resort pé na areia”, escreveu o administrador do perfil.
Silvio Santos
Silvio Santos
Lourival Ribeiro/SBT
Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.
Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.
Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e teve as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos