Decreto é um ato simbólico, uma homenagem do país, representado pela bandeira nacional a meio mastro em todos os prédios públicos. Lula lamentou a morte de Silvio
Reprodução TV Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o país. O decreto foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”.
O luto oficial é um ato simbólico, uma homenagem do país. Esse sinal é feito com a bandeira nacional a meio mastro em todos os prédios públicos, como já pode ser visto na Praça dos Três Poderes, no Supremo Tribunal, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.
Mais cedo, o presidente Lula se manifestou em uma rede social, afirmando que:
” Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira e um dos grandes comunicadores do país. Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas “colegas de trabalho”, como carinhosamente chamava as telespectadoras. Com seu talento e carisma, lançou e deu apoio a muitos talentos da televisão, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país. Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país.”
LEIA TAMBÉM:
Silvio Santos: uma vida de alegria e inovação na TV brasileira
Bordões de Silvio Santos marcam gerações
Ministros, governadores e parlamentares de todas as vertentes políticas também lamentaram a morte do apresentador. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Roberto Barroso, destacou a trajetória de Silvio Santos.
“Há figuras cuja vida marca uma época e eu penso que Silvio Santos foi uma destas pessoas. Eu tenho registro da imagem dele desde a minha primeira infância, ainda no início da TV Globo. A trajetória de uma pessoa como Silvio Santos é extraordinária. Um homem que começa como camelô, se torna um apresentador e depois dono de uma das maiores empresas de comunicação do país. O que sempre me impressionou nele foi a capacidade de comunicação muito plural. Ele era capaz de falar com pessoas muito simples e também com pessoas mais sofisticadas, de diferentes níveis de educação. Em todos os segmentos, ele falava com muito carisma e simplicidade. É um momento triste a partida de uma pessoa singular como ele, mas que viveu a vida completa. Quero mandar um abraço afetuoso para toda a família.”
Em rede social, o presidente da Câmara, Arthur Lira, do Progressistas, disse que Silvio Santos, sem jamais perder seu jeito natural e expansivo, transmitiu alegria aos lares do país durante décadas. Seu legado é gigante.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD, ressaltou o exemplo de vida de Silvio Santos.
“Silvio Santos é um exemplo nacional, o maior comunicador da história da televisão brasileira. Dificilmente será superado por alguém, por sua capacidade, talento e singularidade. É uma história de vida muito bonita, alguém que começou de baixo, trabalhando muito e que se tornou um dos principais empresários do Brasil. Além do seu talento individual, muito cativante e carismático, que fazia com que todas as pessoas de todos os gêneros, matizes e camadas tivessem nele uma referência, um exemplo. É uma grande perda para o Brasil, ele deixa um importante legado de demonstração de que é possível fazer diferente e de que o Brasil pode ter mais alegria e felicidade.”