Nesta segunda-feira é Dia Nacional Luta da População em Situação de Rua. Comida desta segunda estava estragada
Anderson Barbosa/TV Sergipe
Um café da manhã estragado servido pelo Centro Pop de Aracaju motivou um protesto de usuários do local, nesta segunda-feira, 19 de agosto, Dia Nacional Luta da População em Situação de Rua. O grupo ainda aproveitou para denunciar condições insalubres.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
“Isso é quase diariamente, é uma comida estragada, é uma coisa, é um alimento que não é sadio. Tinha calabresa. Uns comeram porque estavam com fome, quem tá na rua tem fome. No final de semana não abre”, disse Rafael Marinho, que vive há mais de 15 anos em situação de rua.
O local é administrado pela prefeitura e existe desde 2010. Atualmente, cerca de 120 pessoas são atendidas por dia, com refeições; espaço para higiene pessoal e lavagem de roupas, entre outros serviços.
Usuários do Centro dormindo no chão
Pastoral de Rua
O Centro Pop reconheceu a situação do local. Sobre a refeição, informou que foi solicitada a substituição e a empresa responsável foi notificada. Já sobre a situação do prédio, informou que está sendo realizada uma reforma.
Segundo a Coordenadoria da Pastoral do Povo, em Sergipe há, oficialmente, através do CadÚnico do Governo Federal, 1.074 pessoas em situação de rua, sendo mais de mil em Aracaju. Entretanto, a organização acredita que haja subnotificação e esse número seja, pelo menos, o dobro.
Banheiros sujos e sem porta
Pastoral de Rua
Mulher mostra insumos que recebeu para lavar roupas
Anderson Barbosa/TV Sergipe