Segundo a gestão municipal, área será usada para criação de um projeto cultural implementado junto ao Terreiro da Casa Branca, em Salvador. Começa demolição de prédio irregular em área tombada em Salvador
Começou a demolição da construção irregular, que ameaçava o Terreiro da Casa Branca – templo candomblecista mais antigo do Brasil, que fica no Engenho Velho da Federação, na capital baiana. O espaço religioso foi também foi o primeiro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
📱 NOTÍCIAS: faça parte da comunidade do g1BA no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador, a demolição será feita em etapas, de forma manual e levará um tempo para ser concluído. Durante as obras, uma parte do terreiro foi interditada por questão de segurança.
Em abril deste ano, a Prefeitura de Salvador já tinha determinado a desapropriação da área que abrigava o prédio, que tem cinco pavimentos e pertence a um policial militar.
O local vai ser usado para a criação de um projeto cultural que será implementado junto ao terreiro. Os moradores do prédio foram indenizados durante o processo de desapropriação.
Membros do terreiro denunciam construção desde 2021
Membros do terreiro mais antigo do Brasil denunciam medo de obra desabar
Casa Branca – Ilê Axé Iá Nassô Ocá
Os membros do Terreiro da Casa Branca denunciam a construção irregular e invasões no território desde 2021. Especialistas ouvidos pelo g1, em março do ano passado, encontraram várias irregularidades estruturais, como:
Falta de engenheiro para projetar prédio;
Ausência de projeto arquitetônico e estrutural.
Descontinuidade em dois pilares;
Construção de pavimentos além da capacidade da fundação
Ausência de alvará de construção
Os candomblecistas também se queixam da falta de privacidade, já que os moradores do prédio podem ver ritos sagrados que são sigilosos.
Em setembro do ano passado, a Justiça determinou a demolição da construção após pedidos do Iphan e a Procuradoria Federal (AGU). No entanto, a decisão foi revogada.
Terreiro da Casa Branca
Terreiro da Casa Branca é o mais antigo de Salvador
Egi Santana/G1
O Terreiro da Casa Branca foi fundado no século XIX. O primeiro local sede do espaço sagrado ficava na Barroquinha, entre 1820 e 1830. Depois disso, o templo sagrado foi transferido para o Engenho Velho da Federação, no período entre 1860 e1870, e está lá desde então.
O Casa Branca foi o primeiro primeiro centro religioso não-católico a ser reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura (Minc). Típico terreiro jeje-nagô, ele é considerado como matriz da nação nagô no Brasil.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻