Desde julho, projeto já fez apresentações gratuitas para crianças de Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Santos. Confira programação para os próximos dias. Casulo viajante conta histórias sobre povos originários da América do Sul
Fernanda Luz
A Kombi Literária Casulo Viajante, projeto idealizado por uma contadora de histórias e um músico, está fazendo uma turnê pelas cidades do Vale do Ribeira e da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O espetáculo gratuito e aberto ao público vai marcar presença em Peruíbe, Itanhaém, Itariri, Miracatu e Pedro de Toledo (veja a programação completa abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O Casulo Viajante circula em uma kombi desde janeiro de 2017 com o objetivo de narrar histórias, promover experiências lúdicas e acessíveis à população, principalmente crianças. Desde julho, já fez apresentações gratuitas para crianças de Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Santos.
Na turnê “Nosso norte é o sul – contos da América daqui”, Brunna Talita e Renato Ribeiro narram contos dos povos originários da América do Sul a partir de uma viagem, realizada em novembro de 2022, pela cordilheira dos Andes até Ushuaia, na Patagônia Argentina. Eles são acompanhados de profissionais de interpretação em libras e audiodescrição.
Segundo os idealizadores, a kombi faz parte do espetáculo abrigando elementos típicos como a bandeira Wiphala, símbolo de identificação cultural dos povos da região dos Andes, e os instrumento El Erke, que é tocado para anunciar a chegada do inverno. Além disso, há o “charango”, pequeno instrumento de cordas.
O objetivo é levar a Kombi Literária para regiões periféricas, considerando bairros sem espaços culturais e com população menos assistida ou excluída do exercício de seus direitos culturais devido à condição socioeconômica. O Casulo Viajante é contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023 de Difusão Cultural.
Contadora de histórias e músico idealizaram projeto
Fernanda Luz
Veja a programação:
Itariri: 20 de agosto, às 13h, na EMEF Isaac Peres Salles;
Miracatu: dia 21 de agosto, às 10h30, na Escola Municipal Sitio dos Moraes;
Pedro de Toledo: 21 de agosto, às 15h, na EMEIEF José Pereira Soares Vila Batista;
Peruíbe: 22 de agosto, às 9h30, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Rua dos Pescadores;
Itanhaém: dia 22 de agosto às 14h, na Escola Municipal José Teixeira Rosas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos