Lançado em junho, o livro compartilha histórias da escritora Zezé Barbosa em Aparecida, onde morou a vida toda. Unidades se esgotaram e uma nova remessa precisou ser feita. Aos 96 anos, professora do interior de São Paulo publica livro com crônicas da infância
Divulgação
Nunca é tarde demais para experimentar algo novo. Prova disso é a professora Maria José Barbosa, mais conhecida como Zezé Barbosa, que aos 96 anos publicou seu primeiro livro. No interior de São Paulo, a escritora fez o lançamento da obra chamada ‘Aparecida da Minha Infância’ no fim de junho após incentivo dos filhos e tem feito sucesso.
Zezé é moradora de Aparecida desde que nasceu. Ela conta que sempre foi apaixonada por leitura, o que a incentivou a começar a escrever quando ainda era jovem.
Quando se aposentou como professora, há cerca de 50 anos, a docente criou o hábito de escrever crônicas que lembravam a infância que viveu na cidade e como o município passou a se desenvolver com a construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, cujas obras se iniciaram em 1955.
“São histórias da minha vida em Aparecida. Há muitos anos fui escrevendo e guardando. Falo muito sobre a cidade, mostrando com ela não tinha quase nada, como por exemplo calçada, antes do santuário”, explica Zezé, que aborda ainda temas que eram precários, como os velórios, a questão da saúde, iluminação pública e fornecimento de água.
O livro ‘Aparecida da minha infância’ foi lançado por uma professora de 96 anos da cidade
Divulgação
Os textos retratam o município entre as décadas de 1930 e 1950. Após mais de 70 anos, o local é praticamente outro. “O santuário desenvolveu tudo e tudo o que existe hoje é por conta dele”, completa.
Apesar do lançamento recente, fazer um livro nunca foi o sonho ou intenção da escritora, que escrevia as crônicas apenas para guardar as memórias e ler quando sentisse saudade do passado. Os filhos dela, no entanto, tinham o desejo de que elas fossem publicadas.
“Em 2018, minha filha mostrou para um amigo que era dono do jornal ‘Tranca & Gamela’ e ele adorou. Começou a publicá-las e as pessoas também gostaram. Sempre pediam para que eu escrevesse mais e foi isso que originou o livro. A ideia foi unir tudo”, lembra.
Aos 96 anos, professora do interior de São Paulo publica livro com crônicas da infância
Divulgação
A relação de Zezé com Nossa Senhora também é retratada no livro, já que a santa sempre esteve presente na história da cidade e dos moradores, inclusive dos parentes da devota, que também são muito lembrados na obra.
O lançamento das crônicas aconteceu no dia 30 de junho, na Câmara dos Vereadores da cidade. O evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas e marcou o início das vendas, que já acabaram.
Professora Zezé Barbosa ao lado filhos, netos e bisnetos no lançamento de seu livro
Divulgação
“Fiquei muito emocionada. Vi tantos parentes e amigos que estavam lá. Hoje já foram vendidos todos os livros e precisamos até fazer uma nova remessa”, conta.
Apesar do sucesso, Zezé afirma que não pensa em publicar outro livro. “Eu continuo escrevendo, mas quero guardar só para mim. Faço para eu ler e me recordar do que vivi”, termina.
Aos 96 anos, a professora Zezé Barbosa lançou seu primeiro livro em um evento na Câmara dos Vereadores de Aparecida
Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Aos 96 anos, professora do interior de SP publica seu 1º livro: ‘Fiquei muito emocionada’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.