Quem vive na região Norte do país já percebe há dias que o ar está mais pesado. Na Amazônia, já são 59 mil focos de incêndio apenas em 2024 – é o maior registro de queimadas dos últimos 17 anos. Da maior floresta tropical do planeta, de onde emergem enormes correntes de vapor que levam umidade para grande parte do continente – os rios voadores –, o que se vê agora é um rastro de fumaça que transporta gases poluentes por dez estados brasileiros e mais quatro países: Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. Essa fumaça se soma à falta de chuvas, uma estiagem que atinge diretamente mais de 1.000 cidades brasileiras e torna o ar, principalmente nas grandes cidades, quase impossível de respirar. Neste episódio, Natuza Nery entrevista Giovanni Dolif, meteorologista pesquisador do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), que explica as causas ambientais desta seca, e Jesem Orellana, epidemiologista da Fiocruz Amazônia, que alerta sobre os riscos da baixa qualidade do ar na saúde humana.
O que você precisa saber:
Amazônia: tem pior temporada de queimadas em 17 anos
Queimadas: corredor de fumaça se espalha e afeta 10 estados
Seca de 2024 no AM pode antecipar recorde histórico de 2023
Poluição do ar no Acre está 6x acima do aceitável pela OMS
Fumaça de queimadas da Amazônia chega a SC e piora o ar
IMAGENS: ‘corredor’ com fumaça de queimadas se espalha de Manaus a Porto Alegre
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Queimadas na Amazônia afetam ar de todo país
Poluição do ar: quando precisa usar máscara?
O Assunto #1284: O Brasil sufocado pela fumaça
A fumaça se soma à falta de chuvas, uma estiagem que atinge diretamente mais de mil cidades brasileiras e torna o ar, principalmente nas grandes cidades, impossível de respirar. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.