Uma aranha de nome científico Theraphosa blondi é considerada a maior do mundo em peso e envergadura. O animal chega a pesar 170 gramas e pode medir 30 centímetros.
O nome popular dela é aranha-golias-comedora-de-pássaros e, além de tudo, é uma tarântula brasileira.
Apesar disso, a aranha não é perigosa para os seres humanos.
Hábitos das aranhas
A maior aranha do mundo mora na floresta Amazônica, na América do Sul. As principais habitações dela são a Amazônia, inclusive nas áreas das Guianas e Suriname.
Ela também é noturna e vive em tocas, principalmente em ambientes úmidos e com lama.
Mas, apesar do nome “aranha golias comedora de pássaros” ela, na verdade, raramente come aves e prefere comer outros artrópodes, minhocas e pequenos animais, de acordo com o Nat Geo.
Entre os favoritos da tarântula estão os sapos, pererecas e rãs, diversos tipos de lagartos e até cobras. Ela caça os animais e os arrasta para dentro.
Defesa da aranha
Esta espécie de aranha tem oito olhos – mas visão ruim. A sensibilidade dela, na verdade, vem dos pelos que vibram e servem de alerta de predadores.
Os pelos também ajudam na defesa dela. Os animais esfregam as patas e fazem os pelos se soltarem, o que pode irritar e até cegar os atacantes.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.