Defesa Civil realiza simulação de inundação em Catuçaba, distrito de São Luiz do Paraitinga, SP


Em fevereiro, mais de 600 pessoas ficaram desalojadas no distrito após chuvas fortes. Cidade tem histórico de problemas com inundações, como o caso histórico de 2010 Defesa Civil realiza simulação de inundação em Catuçaba, distrito de São Luiz do Paraitinga, SP
Divulgação/Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo esteve em São Luiz do Paraitinga neste sábado (15) para realizar uma simulação de inundação no distrito de Catuçaba. O local tem histórico de problemas com inundações.
Em fevereiro deste ano, um temporal deixou 645 pessoas desalojadas e 55 desabrigadas no distrito. A ocorrência, inclusive, fez a gestão municipal cancelar o tradicional carnaval da cidade – lembre abaixo.
De acordo com a Defesa Civil, órgão responsável por coordenar ações de prevenção em situações de desastres naturais, o trabalho teve como objetivo preparar os moradores da região sobre como agir e o que fazer em casos de emergência.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Foi simulada uma ocorrência de inundação do Rio do Chapéu (responsável pela cheia em fevereiro), com emissão prévia de aviso meteorológico para que as pessoas que moram em locais considerados de risco se deslocassem seguindo o placo de evacuação, rumo a um abrigo seguro.
Os agentes também distribuíram mapas de risco sobre inundações, que contém rotas de fuga, informações sobre áreas sujeitas a deslizamentos, ponto de encontro para uma possível evacuação e locais de abrigo provisório.
Além da Defesa Civil, o evento contou também com equipes da prefeitura de São Luiz, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Samu.
Histórico de problemas
O distrito de Catuçaba, em São Luiz do Paraitinga, foi atingido por chuvas fortes no final de semana do dia 12 de fevereiro deste ano. Na ocasião, mais de 600 pessoas ficaram desalojadas na cidade.
Com o temporal, houve cheia e inundação no Ribeirão do Chapéu e Ribeirão do Pinga, que cortam o distrito. Além disso, as chuvas causaram encharcamento do solo, resultando em deslizamentos de encostas, obstrução de estradas, queda de pontes, entre outros problemas.
São Luiz do Paraitinga, em uma inundação neste ano
Jeuzivan Muniz da Silva / Vanguarda Repórter
A ocorrência e risco de novas inundações fizeram com que a prefeitura cancelasse o tradicional carnaval da cidade.
Em janeiro de 2010, uma enchente causada pela elevação das águas do Rio Paraitinga desabrigou 9 mil moradores e causou danos a cerca de 300 edificações na cidade. O patrimônio histórico, que inclui a Igreja Matriz de São Luís de Tolosa, a Capela das Mercês e o prédio da biblioteca, foram destruídos.
Vídeo reconta os dez anos da enchente que afetou São Luiz do Paraitinga
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.