De acordo com dicionários, a palavra refere-se a pessoas que vivem de pedir esmolas. Na prática, também é usada para falar, de forma geral, da população em situação de rua. Mas qual é a forma correta: “mendigo” ou “mendingo”?
A única forma dicionarizada é mendigo, derivada do latim mendicum. Mas o uso da palavra requer um pouco de reflexão. Abaixo, explicamos por que!
Por que evitar a palavra “mendigo”?
O termo carrega o histórico de discriminação ao ser usado no período em que pessoas em situação de rua eram criminalizadas apenas por existirem, como explica Thimotie Aragon Heemann, promotor de Justiça e professor de Direitos Humanos e Direito Constitucional, em artigo para o JOTA. Além disso, ao usar a palavra para se referir a esse grupo, pressupõe-se que todos vivem apenas de esmolas, o que não necessariamente é verdade.
Termo “população em situação de rua” é adotado pelo governo
No decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a política nacional para a população de rua, essa parcela é definida como “grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular (…)”.
Exemplos
- Hoje em dia não uso mais a palavra “mendigo”, prefiro “pessoa em situação de rua”;
- A população em situação de rua também merece ter seus direitos assegurados;
- Durante o inverno, morrem muitas pessoas em situação de rua por causa do frio.
Veja mais dúvidas de português.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.