VÍDEO: manhã com ‘sol vermelho’ chama atenção de moradores de Juiz de Fora, São João del Rei e região; entenda o fenômeno


Embora bonito, o fenômeno com mudança de coloração é indicativo do quanto a atmosfera está poluída, principalmente por causa das queimadas, segundo climatologista. Sol ‘vermelho’ em Juiz de Fora na manhã deste sábado
Inacio Beghelli
Moradores de Juiz de Fora, São João del Rei, Dores de Campos, Ressaquinha, Santa Bárbara do Monte Verde e região registraram no início da manhã deste sábado (24) uma coloração vermelha ao redor do Sol, que rendeu fotos e vídeos. Confira abaixo.
Embora tenha chamado atenção pela beleza, o fenômeno é indício da má qualidade do ar e, de acordo com o climatologista Fábio Sanches, é resultado da presença de partículas e gases de fumaça com poeira do ar seco. Os fragmentos são decorrentes das queimadas, transportada em altitudes médias.
Sol amanhece vermelho e chama atenção de moradores em Dores de Campos e Ressaquinha
“Tivemos muita queimada e fumaça dos incêndios do interior de São Paulo, do interior de Minas Gerais, em conjunto com os focos de incêndio da Amazônia. Os jatos de baixos níveis vindos da Amazônia estão transportando todo esse material para a região”, explicou Fábio Sanches.
A nebulosidade proveniente da umidade da Amazônia e dos ventos úmidos vindos do oceano, associados à fumaça e poeira decorrentes das queimadas no interior do país, também contribuem para o cenário.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O climatologista também explicou que nas primeiras horas da manhã e no fim do dia há maior espalhamento de comprimento de onda vermelha, devido ao baixo ângulo do sol.
Em Santa Bárbara do Monte Verde o Sol também amanheceu avermelhado e, segundo moradores, com muito cheiro de fumaça
Maria de Fátima Nunes
A coloração indica a poluição atmosférica e, quanto mais poluído o ar, mais vermelho é o tom do Sol. E quanto mais ao horizonte o Sol se encontrar, mais vermelho vai parecer, por conta do reflexo da luz nas partículas de poluição.
Queimadas na região
O alto número de incêndios que têm ocorrido em Juiz de Fora e na região têm impactado a população e até mesmo alterado a cor do sol.
O tempo seco e a alta na temperatura são fatores facilitadores para esse tipo de ocorrência, que acaba prejudicando o ar da cidade e gerando riscos diversos para a população e para o meio ambiente.
Pausa no calorão: temperaturas despencam em Juiz de Fora e região a partir do fim de semana
Incêndio de grandes proporções ameaça Mata do Krambeck em Juiz de Fora; VÍDEO
Exemplo disso é o recente incêndio no Morro do Cristo, que teve início na terça-feira (20) e ainda mobilizava o Corpo de Bombeiros em reignições até a sexta-feira (24). Outra grande queimada na região é combatida no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, com empenho de uma força-tarefa incluindo bombeiros, Polícia Militar, brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e voluntários para eliminação dos focos.
Efeitos das partículas de poluição mudaram a coloração do céu em Juiz de Fora
Rodrigo Souza
*estagiária sob supervisão de Juliana Netto
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.