Número passou de 112 para 149 na comparação entre os seis primeiros meses de 2022 e 2023. No período, não houve nenhuma morte relacionada aos acidentes. Escorpião aparece no bairro Três Marias, em Taubaté
Brenda Santana/Vanguarda Repórter
O número de acidentes envolvendo escorpiões em Taubaté teve um crescimento de 33% no primeiro semestre deste ano, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a pedido da TV Vanguarda.
De acordo com o balanço, o aumento de 33% aconteceu porque, de janeiro a junho do ano passado, o município havia contabilizado 112 acidentes envolvendo escorpiões. No mesmo período deste ano, o número foi de 149 – 37 casos a mais.
Apesar do aumento no número de registros envolvendo o animal peçonhento, o município não chegou a contabilizar nenhuma morte nesses acidentes, tanto no primeiro semestre de 2022, quanto neste ano.
Orientação
Segundo o coordenador do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté, José Antônio Cardoso, a recomendação, nessas situações, é que as pessoas não tentem capturar os escorpiões ou jogar algum tipo de veneno.
“[A orientação] é não tentar fazer nada por conta própria, como, por exemplo, jogar algum tipo de veneno, porque isso é extremamente judicial. Não tente capturar [o escorpião]. Não tem necessidade de guardá-lo. Muitas vezes, no tentar capturar, acontecem esses acidentes”, explicou o especialista.
Em casos de aparecimento de escorpiões no município, o morador deve ligar para o telefone (12) 3635-4091 e fazer a denúncia.
“As pessoas devem sempre entrar em contato conosco, encaminhar a denúncia, e aí a equipe vai até o local e avalia. Se, por exemplo, é uma área pública, nós imediatamente pedimos à Secretaria de Serviços Públicos para fazer a limpeza. Se é um terreno particular, dá um pouco mais de trabalho, mas a gente notifica o proprietário para que ele faça a limpeza”, disse Cardoso.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Taubaté registra 33% de aumento em acidentes com escorpiões em 2023
Adicionar aos favoritos o Link permanente.