Família pede retirada de homenagem em Campos do Jordão após praça ser abandonada e tomada pelo lixo: ‘Estamos envergonhados’


Filhos de Marcos Damas Caldeira protocolou pedido na Câmara após tentativas frustradas de revitalização da praça que leva o nome do pai, na Abernéssia. Praça Marcos Caldeira com lixo em Campos do Jordão
Rita Caldeira
Campos do Jordão é conhecida pelas belas paisagens, hospedagens luxuosas e é um dos maiores destino turístico de inverno do país. No entanto, uma situação de abandono tem chamado a atenção e gerado revolta na chamada “Suíça brasileira”. O que era para ser uma homenagem perpetuada em uma praça, se tornou um pesadelo para a família do homenageado, após o local ser tomado por lixo e fezes.
No último dia 12 de julho, parentes de Marcos Damas Caldeira, que recebeu a homenagem na década de 1970, solicitaram à Câmara Municipal a retirada do nome da praça que fica na Abernéssia. Ele foi homenageado pelos serviços prestados na Companhia Telefônica da cidade.
No entanto, cerca de meia década depois, a família acredita que, devido ao estado atual da praça, a homenagem não cabe mais. O local está repleto de lixo, sem manutenção, tem vestígios de embalagens de drogas e até de urina e fezes humanas.
A família conta que foram diversas tentativas e solicitações para a prefeitura de Campos do Jordão, feitas pela família, para a revitalização da praça. No entanto, segundo os familiares, nenhuma das investidas teve sucesso – o que forçou a família a tomar a decisão: retirar o nome de Marcos Caldeira da praça.
“Nós estamos pedindo que seja removido totalmente o nome de nosso pai da praça, porque queremos preservar a memória dele como uma pessoa digna que foi. Estamos envergonhados”, disse Rita Caldeira, engenheira eletricista e filha de Marcos.
Depois que deixou de ser utilizado para os serviços de telefonia, o prédio chegou a ser usado pelo poder público como um espaço de atendimento à população. O último deles foi o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mas, desde 2018, o prédio está vazio.
Placa da Praça Marcos Damas Caldeira, em Campos do Jordão
Rita Caldeira
Na última segunda-feira (17), a família de Marcos se reuniu com o presidente da Câmara, Leandro César (PSDB), para ver a possibilidade da remoção do nome do homenageado.
“Por diversas vezes, tentamos junto aos diversos governos que fizessem uma manutenção, uma conservação, mas foram só promessas e o descuido continuou”, completou Rita.
Em nota, o Legislativo informou que, após a reunião, enviou um pedido de informação para a prefeitura sobre os projetos previstos para a Praça Marcos Damas Caldeira.
“Agora, a Câmara Municipal de Campos do Jordão aguarda a resposta do Executivo, que tem um prazo de 15 dias para enviar as informações, tempo que pode ser estendido por mais 15”, explicou.
A Prefeitura de Campos do Jordão ainda não se manifestou sobre a situação da praça até o fechamento desta reportagem.
Família pede retirada de nome da praça Marcos Caldeira em Campos
Praça Marcos Damas Caldeira
Rita Caldeira
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.