Projeto para construção de passarela de vidro na Pedra Grande causa polêmica em Atibaia, SP


Prefeitura diz que ideia do projeto no local, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, ainda está em fase de sondagem e que ainda não há nada certo. Pedra Grande, em Atibaia (SP)
Divulgação/Prefeitura de Atibaia
Um dos principais pontos turísticos e símbolo histórico de Atibaia (SP), a Pedra Grande tem se tornado palco de polêmicas na cidade, devido a um projeto para verificar a possibilidade de implantação de uma passarela de vidro no local.
Conhecida como “Skybridge”, o projeto, que está em fase de avaliação e sondagem, prevê a construção de uma estrutura com torre de 15 metros de altura e passarela com 30 metros de comprimento, para dar acesso a um mirante.
O monumento natural estadual da Pedra Grande está dentro de uma área particular, mas é uma Unidade de Conservação, estando sob gestão da Fundação Florestal, órgão do Governo do Estado de SP.
Projeto de passarela de vidro na Pedra Grande.
Arquivo pessoal
A prefeitura de Atibaia divulgou recentemente um vídeo falando sobre a etapa de sondagem do local. O investimento milionário seria feito pela empresa Sol do Brasil Participações e Empreendimentos, com sede em Bom Jesus dos Perdões.
As sondagens aconteceram no início do mês de julho e chamou a atenção de moradores, coletivos e associações, que não receberam bem a medida. Um abaixo-assinado contra a construção da estrutura já conta com mais de 18 mil assinaturas.
O Clube Atibaiense de Vôo Livre, que está na cidade há 40 anos, informou que, após saber do interesse da prefeitura, solicitou uma consulta ao processo que tramita junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e viu que se tratava de “mera consulta”.
Ainda no documento, o Clube alegou que caso a estrutura proposta seja executada no local, “poderia comprometer ou até mesmo inviabilizar a atividade de voo livre na laje da Pedra Grande, o que configuraria possível impacto social indevido no uso já estabelecido e consolidado”.
A entidade afirmou ainda que o cenário paisagístico da Pedra Grande também seria afetado e que a implantação da passarela prejudicaria a atividade de voo livre, praticada há anos no local.
Projeto de passarela de vidro na Pedra Grande.
Arquivo pessoal
O Coletivo Socioambiental de Atibaia, formado por pesquisadores e ambientalistas, vê o projeto com preocupação, se baseando principalmente no plano de manejo da unidade de conservação e nas características ambientais e históricas da Pedra Grande.
A Fundação Florestal e a CETESB são as responsáveis por analisar os pedidos de licenciamento e demais autorizações para a construção do empreendimento.
Em nota, a família Milz, proprietária da área, afirmou que trabalham na valorização do local, respeitando as leis ambientais e que aguardam o processo de sondagem e os laudos necessários. Disse ainda que entendem que o empreendimento trará inúmeros benefícios para a região.
Pedra Grande em Atibaia
Prefeitura de Atibaia/Divulgação
O que diz a prefeitura
Em nota, a prefeitura de Atibaia informou que o fato de estar em período de sondagem não quer dizer que o Executivo irá realizar a proposta, “pois há necessidade de licenciamento nos órgãos competentes”.
A prefeitura explicou ainda que a área é particular, não está sob gerencia da administração municipal, que não é financiadora do projeto e que todos os licenciamentos estão sendo analisados pelos órgãos estaduais, destacando que não há qualquer processo municipal em tramitação.
Projeto de passarela de vidro provoca questionamentos em Atibaia
O que dizem a Cetesb e Fundação Florestal
Em nota, a Cetesb informou que, até o momento, não emitiu autorização para estudos de viabilidade do projeto.
“A Cetesb, até o momento, não emitiu nenhuma autorização para estudo de viabilidade desse empreendimento. O que se encontra em análise no órgão ambiental é um pedido de consulta prévia, protocolado pela prefeitura de Atibaia, sobre qual instrumento será adotado para abertura de processo de licenciamento ambiental do empreendimento ‘Plataforma Mirante – Manara – Sky Bridge’”.
A Fundação Florestal alegou que não há qualquer análise de viabilidade ou anuência em andamento sobre o projeto e que qualquer intervenção no local terá amplo debate com o conselho gestor da Pedra Grande.
Pedra Grande Atibaia.
Moacir Hubner/ Atibaia e Região
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.