‘Aqui só entra macaco’: influenciador relata ter sido vítima de racismo em supermercado da Grande SP; ASSISTA

Kleber de Jesus estava no banheiro quando funcionários do estabelecimento começaram a fazer piadas sobre “só entrar macacos” no local. Segundo a vítima, fora ele, todos os outros homens eram brancos. Segundo a administração do supermercado, todas as medidas necessárias para investigar o caso estão sendo tomadas. Influenciador relata ter sido vítima de racismo em supermercado da Grande SP
Um influenciador digital relatou ter sido vítima de racismo em um supermercado no distrito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O caso foi na noite de sábado (24). Assista o relato no vídeo acima. 👆
No boletim de ocorrência, Kleber de Jesus, de 23 anos, conta que saiu para comprar um lanche para a esposa e estava apertado para usar o banheiro. Nisso, como estava perto do supermercado, decidiu usar o banheiro do estabelecimento.
Ainda segundo o boletim, quando ele entrou no banheiro, dois funcionários do supermercado estavam lá conversando e, pouco tempo depois, um segurança também entrou. Os dois funcionários começaram a fazer piadas sobre “só entrar macacos” lá. Segundo o influenciador, fora ele, todos os outros homens eram brancos.
“Quando entrei [no banheiro], os funcionários começaram a fazer piadas ofensivas. Uma delas foi ‘aqui só entra macaco’ e, depois de um tempo, deram risada e falaram ‘só macaco albino’, como se estivessem tentando consertar”, disse Kleber de Jesus ao g1.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Em nota, a administração do supermercado afirmou que já está tomando as medidas necessárias para investigar o ocorrido e garantir que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados (veja o posicionamento na íntegra abaixo).
A vítima relata que ficou sem reação, saiu do banheiro e foi direto para o carro. Jesus contou a situação para a esposa, que esperava dentro do veículo, e os dois decidiram voltar para conversar com o gerente do estabelecimento.
“Eu me senti muito mal, até porque me pegou de surpresa. A gente, que já sofreu racismo, chega ao ponto de não ter reação… Eu entrei em estado de choque, pensei comigo ‘é isso mesmo que está acontecendo?”, diz.
Segundo o influenciador, a parte mais desagradável foi que um dos seguranças do supermercado estava no banheiro e não fez nada. “Cheguei a conversar com aquele segurança depois, ele disse ‘não, magina, isso é brincadeira entre eles. Eu estou aqui para jamais deixar isso acontecer’. Só que, na hora que aconteceu, ele não falou nada. Para mim, quem cala consente”.
O que diz a administração do supermercado?
“Recebemos com muita seriedade o relato de racismo ocorrido em uma de nossas unidades. A rede não tolera, de forma alguma, qualquer tipo de discriminação, racismo ou piadas de mau gosto em nosso ambiente.
Estamos comprometidos em garantir que todos os nossos clientes sejam tratados com respeito e dignidade. Já estamos tomando as medidas necessárias para investigar o ocorrido e garantir que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados. E, sobretudo, que isso não volte a acontecer.
Procuramos o cliente para externar apoio e reiterar nossa contrariedade a essa situação e reforçamos nosso compromisso em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos. Estamos à disposição para ouvir e resolver qualquer problema”.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.