Perto de beatificação, Padre Vítor Coelho terá corpo transladado para o Santuário Nacional de Aparecida


A transferência acontecerá por conta de uma reforma no prédio do Memorial, na Basílica Histórica, espaço dedicado à memória dos missionários redentoristas do santuário que já faleceram. Perto de beatificação, Padre Vítor Coelho terá corpo transladado para o Santuário Nacional de Aparecida
João Pedro/A12
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, realizará nesta sexta-feira (21) uma operação para transladar os restos mortais do Padre Vítor Coelho para um local no Santuário, já que hoje o corpo se encontra na Basílica Histórica.
Vitor Coelho foi um padre que viveu no santuário e faleceu em 1987. Em 2022, foi reconhecido como venerável pelo Papa Francisco e atualmente está na última etapa deste processo de beatificação.
De acordo com o Santuário Nacional, a transferência será realizada por volta das 15h e acontecerá por conta de uma reforma que está sendo realizada no Memorial Redentorista, situado ao lado da Basílica Histórica.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Até que esse espaço – destinado a manter viva a memória dos missionários redentoristas falecidos – seja concluído, o corpo do Padre ficará na Capela São José, localizado na basílica do Santuário.
O translado percorrerá ruas do centro da cidade e será acompanhado pela XII Romaria Pe. Vítor Coelho de Almeida. A celebração contará ainda com diversas missas.
No sábado (22), às 18h, uma missa de encerramento da celebração será realizada presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A romaria tem como tema “Com o Venerável Pe. Vítor, viver a pertença ao Reino e a vocação à santidade”.
Padre Vítor Coelho
Nascido em Sacramento (MG) em 22 de setembro de 1899, ele foi ordenado sacerdote em 1923 e passou a se dedicar a evangelização e trabalhos com a juventude da igreja.
Em 1941, teve tuberculose e foi internado no sanatório em Campos do Jordão, onde ficou por sete anos e ficou conhecido no local por continuar exercendo a vida missionária, ao evangelizar doentes.
Sete anos depois, quando se recuperou, foi encaminhado à Aparecida onde se dedicou a recepção de romeiros e depois à Rádio Aparecida. Padre Vitor criou o Clube dos Sócios, que reunia pessoas que financiavam a evangelização. Hoje o programa é integrado à Família dos Devotos, que apoia financeiramente as ações do Santuário Nacional. O religioso morreu em 1987, aos 87 anos.
Padre Vitor esteve à frente da Rádio Aparecida
Divulgação
Venerável
O Papa Francisco elegeu como venerável o padre Vitor Coelho Almeida, que também ficou conhecido como o Apóstolo de Aparecida. O religioso está em processo de beatificação, para ser reconhecido como Santo.
A aprovação feita pelo Vaticano no fim de 2022 representa mais uma etapa no processo, que agora depende da análise dos milagres relacionados a ele. O processo de beatificação do padre começou em 1998 pela Arquidiocese de Aparecida, que enviou documentos detalhando a vida e obra do religioso.
Segundo a Arquidiocese, o padre dedicou mais de 60 anos à vida religiosa e ganhou notoriedade por meio de sua atuação na Rádio Aparecida e no Santuário Nacional de Aparecida.
Após tornar-se venerável, a Igreja ainda precisa reconhecer milagres atribuídos a ele. De acordo com o Santuário Nacional, há comprovação de cura sem explicação científica no caso de uma mãe e filha que tiveram infecção generalizada. Desenganadas, a mãe pediu ao padre, já morto, que intercedesse por elas, e foram curadas.
Padre Vitor Coelho em Aparecida.
Divulgação/Santuário Nacional de Aparecida
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.