Missa, emoção e promessa de retorno: os 10 anos da visita de Papa Francisco à Aparecida, SP


Pontífice esteve no Santuário Nacional de Aparecida no dia 24 de julho de 2013, onde permaneceu por poucas horas. Papa Francisco chega à Basílica de Aparecida em 2013.
Nathália Duarte/g1
Há 10 anos, numa quarta-feira, no mesmo dia 24 de julho, a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, acostumada a receber milhares de fiéis todos os anos, recebia uma visita ilustre: Papa Francisco pisava pela primeira vez na terra do Santuário Nacional.
O relógio marcava 10h17 quando o pontífice pousou na cidade do Vale Histórico, localizada a quase 200 km de distância da capital paulista. Na cidade, mais de 200 mil fiéis se espremiam para enxergar ou até mesmo tocar no Papa.
Papa Francisco acena para os fiéis durante trajeto em Aparecida (SP)
Thaís Cavalcanti/G1
Muitos desses fiéis assistiram à missa celebrada pelo pontífice do lado de fora da Basílica. Dentro do prédio, um número limitado foi colocado à disposição de quem queria acompanhar de perto a celebração: 12 mil fiéis e 3 mil convidados.
Após descer no heliponto do Santuário, Francisco seguiu de papamóvel por um curto caminho até a entrada da Basílica, acompanhado do cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis. Muitas pessoas tentaram se aproximar do carro aberto durante o trajeto, e o Papa chegou a beijar uma criança.
Menino é beijado por Papa Francisco em Aparecida.
Stefano Rellandini/Reuters
Em sua visita em 2013, Francisco fez sua primeira parada no Santuário na Capela dos 12 Apóstolos, onde teve um momento de veneração da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele foi acompanhado de diversos religiosos. Ele fez uma oração na qual citou a jornada e mostrou bastante emoção.
Em seguida, o Papa se dirigiu para o altar da Basílica, em um cortejo com cardeais brasileiros e de outros países, além de bispos. Ele apresentou a imagem de Nossa Senhora para os fiéis e iniciou a missa, celebrada em português.
Dom Raymundo dá imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Papa Francisco
Carlos Santos/g1
Na celebração realizada em 2013, o Papa não distribuiu hóstias – para que a comunhão feita por suas mãos não se tornasse mais importante que a dada por outros religiosos. Cerca de 1,1 mil padres e 50 bispos distribuíram as hóstias consagradas para os fiéis.
Após a missa, o religioso seguiu para a Tribuna Bento XVI, do lado de fora da Basílica, onde abençoou os milhares de fiéis que o esperavam. Francisco pediu desculpas por não falar “brasileiro”, disse que falaria em espanhol e se desculpou novamente. Em todos os intervalos de suas falas, foi ovacionado pelo público.
Papa Francisco é recebido por fiéis ao redor do papamóvel na chegada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida
Paulo Whitaker/Reuters
Seminário Bom Jesus em Aparecida
Carlos Santos/g1
Abrigo para o Papa
Francisco se abrigou por poucas horas em Aparecida. O pontífice ficou em uma suíte de 50 metros quadrados, localizada no Seminário Bom Jesus.
A suíte que serviu de descanso para o religioso foi a mesma que abrigou outros papas: Bento XVI, em 2007, e João Paulo II, em 1980.
Quarto que foi usado pelo Papa Francisco em Aparecida
Carlos Santos/g1
O quarto onde Papa Francisco se hospedou não contava com nenhum luxo – possuía cama, mesa, poltrona, armários, telefone e duas imagens cristãs – do São Pedro e da Nossa Senhora Aparecida.
Papa Francisco durante homilia na missa celebrada em Aparecida
Nelson Almeida/AFP
Retorno que não aconteceu
Por volta das 16h do dia 24 de julho de 2013, Papa Francisco deixou a cidade de Aparecida com destino a Rio de Janeiro (RJ) – cidade onde o pontífice estava antes de pisar no Vale do Paraíba.
Também foi em Aparecida que Papa Francisco afirmou que voltaria ao Brasil em 2017 – o que não aconteceu. À época, o pontífice foi convidado por Dom Raymundo Damasceno para a celebração de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba e disse ter aceitado o convite do cardeal.
Papa Francisco em Aparecida
Reprodução GloboNews
Papa Francisco e Nossa Senhora Aparecida
Carlos Santos/ G1
Papa Francisco dá beijo em criança durante visita a Aparecida
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
Menina dá beijo em Papa Francisco na chegada à Aparecida.
Andre Penner/AP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.