![](https://s2-g1.glbimg.com/FX-BoZM6I01_qKL1lX0z_emzn9s=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/q/3/IeCDgkSxW9DEOatcT5rQ/happy-eating-black-woman-with-sushi-chopsticks-salmon-seafood-healthy-dinner-home-with-ecommerce-fish-dish-person-excited-food-delivery-smile-face-lunch.jpg)
Confira as dicas de uma especialista sobre a alimentação mais favorável para a sua saúde bucal Dicas alimentares para ter um sorriso mais saudável
Reprodução/Envato
Você sabia que a sua alimentação tem um impacto direto na saúde bucal? É claro que os dois âmbitos estão relacionados. Afinal, é pela boca que mastigamos e ingerimos os nutrientes necessários para o nosso organismo se manter saudável. No entanto, essa relação pode ser mais forte do que você imagina.
A consistência e os nutrientes presentes nos alimentos podem afetar a forma como as bactérias se comportam e podem, também, interferir no pH da boca. Quem explica mais sobre o assunto é a Dra. Anna Flávia Vendramini, cirurgiã dentista especialista em ortodontia. Confira mais:
Como e quais alimentos prejudicam a saúde bucal?
Para proteger os dentes e gengivas, a Dra. Anna Flávia recomenda evitar uma dieta com excesso nos seguintes alimentos:
Doces: alimentos com alto teor de açúcares simples são os principais responsáveis pela formação das cáries.
O consumo frequente de alimentos ricos em açúcar e carboidratos contribui diretamente para o desenvolvimento da cárie. Isso ocorre porque esses alimentos alimentam as bactérias presentes na boca, que produzem ácidos danosos ao esmalte dos dentes.
Frutas cítricas e refrigerantes: alimentos e bebidas ácidas podem causar erosão dentária e danificar o esmalte dos dentes.
Alimentos pegajosos e carboidratos refinados: alimentos que grudam muito facilmente na superfície dos dentes podem facilitar a proliferação de bactérias.
Ainda, certos tipos de alimentos, como café, chá preto e vinho podem aumentar o escurecimento e amarelamento dos dentes. Veja aqui mais informações sobre o que evitar para ter dentes mais brancos.
3 tipos de alimentos que ajudam na saúde bucal
Da mesma maneira que existem alimentos ruins para a saúde bucal, existem aqueles que a fortalecem. A especialista aponta algumas opções que são favoráveis para a saúde da gengiva, boca e dentes:
Frutas e vegetais crocantes. Maçã e cenoura são exemplos dados pela dentista. Por serem ricas em fibra, elas estimulam a produção de saliva, neutralizando os ácidos e protegendo o esmalte dental.
Proteínas magras e laticínios. Leite, queijo e iogurte também são importantes na dieta, pois possuem muito cálcio e fosfato, nutrientes que fortalecem os dentes.
Água. É essencial beber bastante água para manter a boca hidratada, removendo restos de alimentos da boca e auxiliando na produção de saliva.
Além disso, a especialista reforça que para potencializar os efeitos de uma alimentação saudável na saúde bucal, é indispensável também manter uma higienização adequada. Para isso, você pode contar com produtos de alta qualidade e tecnologia inovadora, como a linha bluem.
Desde enxaguatórios até géis orais, a bluem oferece soluções completas para cuidar da sua saúde bucal de forma eficaz e inovadora.
Conheça a bluem e transforme a sua saúde bucal