Mudanças atingem mais de 171 mil eleitores. Tribunal também fez outras alterações, por motivos diversos, e impacto chega a mais de 1 milhão de pessoas; saiba como ver se a sua sessão mudou. Por medida de segurança, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) alterou 53 endereços de votação para as próximas eleições. As mudanças impactam 171.341 eleitores e foram feitas em dez cidades:
Rio de Janeiro
Niterói
Itaboraí
Duque de Caxias
Itaguaí
Nova Iguaçu
São João de Meriti
Belford Roxo
Japeri
Sapucaia
“Partimos do seguinte pressuposto: onde a urna eletrônica precisa chegar de camburão, de carro blindado, ninguém tem segurança. Mapeamos no estado do Rio de Janeiro 93 locais onde é indispensável essa mudança. Conseguimos, na verdade, mudar 53, por causa do tempo”, explica o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos Andrade Figueira.
Desembargador Henrique Carlos Andrade Figueira, presidente do TRE-RJ
Reprodução/TV Globo
Também houve mudança em locais de votação por outros motivos: uma escola que deixou de funcionar, um prédio novo que foi construído.
Em todo estado, são 444 locais de votação alterados.
A Justiça Eleitoral procurou organizar para que os novos locais fiquem a, no máximo, um 1,5 km de distância dos antigos. Mais de um milhão de eleitores vão ser afetados. Por isso, é importante confirmar o local de votação com antecedência. A consulta pode ser feita no site do próprio TRE.
“Todo trabalho do TRE é no sentido de garantir o voto. E quem vota é o eleitor. E ele tem que votar com absoluta tranquilidade, consciência, ele tem que analisar bem os candidatos e chegar na urna com toda liberdade. É fundamental a liberdade para a democracia”, diz o presidente do TRE.
“Um voto dominado, de cabresto, como se diz no jargão eleitoral, é um voto sem ânimo, sem vontade. É o terceiro que tá votando pelo eleitor. Isso não pode. Cada pessoa tem direito a seu voto. E esse voto é inalienável. É só dela”, completou.