Valinhos decreta situação de emergência após incêndios florestais

Situação mais grave é na Serra dos Cocais e moradores tiveram que fazer bloqueios para o fogo não atingir as casas. Decreto permite a criação de um comitê de enfrentamento às queimadas. A Prefeitura de Valinhos (SP) decretou, na quarta-feira (4), situação de emergência por conta dos incêndios florestais. A situação mais grave é na Serra dos Cocais, uma área de proteção ambiental de difícil acesso para o Corpo de Bombeiros combater às chamas. Os moradores do entorno relataram preocupação do fogo atingir as casas.
De acordo com o governo municipal, o decreto de emergência permite a criação de um comitê de enfrentamento dos incêndios. As queimadas que começaram no final de agosto deixaram muitas cidades do estado de São Paulo em alerta e prejudicaram a qualidade do ar. Em Valinhos, a prefeitura informou que houve um aumento de 10% nos atendimentos por sintomas respiratórios.
O incêndio na Serra dos Cocais acontece próximo ao bairro rural Sítios Frutal. Imagens feitas pela EPTV, afiliada da TV Globo, na quarta-feira, mostram uma extensa coluna de fogo por toda a mata. Na manhã desta quinta, era possível ver muita fumaça.
O fogo começou no final de semana e foi contido na segunda-feira (2). No entanto, um dia depois, as chamas retornaram. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuam no combate e, segundo a administração, soldados do Exército também devem auxiliar no trabalho. A Polícia Civil vai investigar se o incêndio foi criminoso.
Moradores tiveram que fazer barricadas para evitar que as chamas chegasse perto das residências. Até a publicação, ninguém ficou ferido.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.