VÍDEO: incêndio florestal atinge região perto de casas em São Sebastião


Corpo de Bombeiros não deu detalhes sobre ocorrência. DF está em alerta para baixa umidade nesta quinta-feira (5); índice pode ficar abaixo de 12%. Incêndio florestal atinge região perto de casas em São Sebastião
Um incêndio florestal atingiu, no início da tarde desta quinta-feira (5), uma região próxima a casas do núcleo rural Nova Betânia, em São Sebastião, no Distrito Federal. Não havia registros de feridos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A imagem das labaredas de fogo foi flagrada pelo Globocop durante o DF1 (veja vídeo acima). O g1 questionou o Corpo de Bombeiros sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Não chove há 136 dias no Distrito Federal – a última chuva registrada pelo Inmet foi em 23 de abril. A umidade relativa do ar atingiu a mínima recorde na média histórica, nesta terça-feira (3), com 7%, às 16h, na região do Gama. O índice de umidade do ar recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.
Há dois alertas de perigo para baixa umidades no DF para esta quinta-feira, segundo o Inmet:
🟠 Entre 13h e 19h, há alerta laranja de perigo para baixa umidade, que deve variar entre 20% e 12%.
🔴 Entre 13h e 17h, há alerta vermelho de grande perigo para baixa umidade, que deve ficar abaixo de 12%.
Área queimada até agosto é maior do que 2024 inteiro no DF
Incêndio em São Sebastião, no DF
TV Globo/Reprodução
Entre a noite de quarta-feira (4) e esta quinta-feira, o incêndio na Floresta Nacional de Brasília foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. O fogo se alastrava há 3 dias pela região, queimando cerca de 38% da área total da reserva.
👉 Apesar de alguns casos de reignição ao longo desta manhã, o ICMBio ainda considera que o incêndio está controlado.
A Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Superintendência da Polícia Federal no DF investiga o incêndio, segundo o instituto. A suspeita é de que o incêndio seja criminoso. Três pessoas foram vistas no local pouco antes do fogo começar.
Até agosto, a área queimada no DF é 29% maior que a do ano passado inteiro, segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). Veja dados abaixo:
🔥De janeiro a dezembro de 2023: 9.991 hectares queimados
🔥De janeiro a agosto de 2024: 12.944,4 hectares queimados
A área atingida apenas em agosto foi de 5.005 hectares. Houve um aumento de 38% em comparação ao mesmo período de 2023. Em agosto foram 2.065 ocorrências.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEOS: incêndio na Floresta Nacional de Brasília é controlado após 3 dias; bombeiros continuam monitoramento
FLONA: Polícia Federal investiga incêndio criminoso na Floresta Nacional de Brasília
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.