Antes da pandemia, em 2019, número de famílias cadastradas em São José dos Campos era de 61 mil. Em 2023, registros apontam mais de 106 mil inscritos. Aumentou o número de pessoas no CadÚnico
O número de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, passou de 100 mil em São José dos Campos. O aumento nos últimos cinco anos é de 70%.
O CadÚnico é o principal instrumento do governo federal para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.
Em 2023, a cidade contabilizava 106 mil famílias cadastradas no CAdÚnico. Os dados apontam que são:
54.673 (52%) em extrema pobreza;
18.666 (18%) em baixa renda;
27.506 (26%) com ganhos acima de meio salário mínimo;
5.289 (5%) estão em situação de pobreza.
O número de famílias inscritas vem em alta nos últimos ano. Em 2019, antes da pandemia, eram 61 mil famílias no cadastro. Veja a evolução:
A dona de casa Elisa de Oliveira teve parte de seu imóvel destruído por um incêndio no ano passado e, desempregada, precisou recorrer à ajuda da mãe, já que os auxílios que recebe do governo federal não são suficientes para ela e para os filhos.
“Ainda está lá do mesmo jeito (a casa). Eu não tenho condições de estar arrumando. Ás vezes eu vendo trufas e ajuda com um dinheiro, mas é difícil ver faltar as coisas e não poder fazer nada”, disse.
CadÚnico: o que é, quem tem direito, como se inscrever e quais os benefícios
A prefeitura afirma ter ciência das condições dessas pessoas e, para amenizar o problema, busca parcerias com instituições assistenciais nos bairros da cidade.
“O Fundo Social apoia as entidades sociais com vários programas, como as doações de alimentos não perecíveis, móveis, eletrodomésticos e roupas do nosso centro de distribuição. Tem também o programa de aceleração social, que seria capacitação, voluntariado, recursos financeiros e empregabilidade”.
A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão informou que neste ano, 13.673 famílias foram atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
No local, os moradores também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos em programas sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região
CadÚnico: n° de famílias de baixa renda cresce 70% em cinco anos e passa de 100 mil em São José
Adicionar aos favoritos o Link permanente.