Formação de gelo é uma das hipóteses para a queda da aeronave, em 9 de agosto; na ocasião, 62 pessoas morreram. Pilotos reportaram falha no sistema antigelo, que ligou e desligou várias vezes antes da queda. Alarme indicando degradação de voo devido ao gelo também tocou na cabine. Cenipa apresenta simulação dos ultimos momentos do voo da Voepass
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou na sexta-feira (6) um relatório preliminar sobre os motivos da queda do ATR 72-600 da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo, que deixou 62 vítimas em 9 de agosto.
Uma das principais linhas de investigação é como a formação de gelo afetou o desempenho da aeronave e as ações da tripulação. Havia formação de gelo severo no local. Outra linha analisa como a tripulação reagiu ao problemas.
Relatório preliminar divulgado nesta sexta (6) pelo Cenipa apontou que os pilotos relataram problemas no sistema antigelo da aeronave. Os dados da caixa-preta revelaram que o sistema ligou e desligou várias vezes durante o voo, e que os pilotos reportaram “bastante gelo” pouco antes da queda.
O alerta de “Degraded Performance” apareceu no painel, junto com um alarme único, menos de dois minutos antes da queda. Esse indica que o gelo vinha prejudicando a performance do avião. Nessa hora, a tripulação falava com o controle de tráfego aéreo, segundo o relatório preliminar.
O manual do ATR 72 aponta o risco de a aeronave perder sustentação (“estolar”, no jargão aeronáutico) e girar se entrar em uma área de gelo severo. A ATR classifica essa condição como “de emergência”.
Ao menos quatro acidentes aéreos e alguns incidentes ocorreram com ATRs em condição de gelo severo —um deles ocorreu no Brasil, em 2013.
O g1 elaborou um infográfico que mostra como aeronaves ATR reagem ao gelo e quais sistemas de proteção a aeronave oferece. O infográfico se baseia no manual “Operações em tempo frio – prepare-se para o gelo”, da própria ATR. Confira a seguir:
Scrolly Avião Voepass – Acúmulo de gelo
Exclusivo: Jornal Nacional tem acesso a informações do gravador de voz do avião da Voepass que caiu com 62 pessoas a bordo
Jornal Nacional/ Reprodução