Médico cardiologista ensinou técnicas e manobras que podem ser vitais em uma situação de emergência Na última segunda-feira (7), 43 funcionários e colaboradores terceirizados da Câmara de São José dos Campos participaram de um treinamento oferecido pela Associação Salva Coração. O objetivo foi ensinar técnicas para situações de parada cardíaca e também a manobra de desobstrução em casos de engasgo (conhecida como manobra do abraço ou Heimlich).
Durante a capacitação, o grupo praticou ritmo, força e posição correta da compressão torácica usando manequins, aprendendo a manter o coração funcionando até que a pessoa volte a respirar ou até a chegada de ajuda especializada, como o SAMU.
Funcionários e terceirizados da Câmara receberam treinamento de técnicas para situações de parada cardíaca
Cleverson Nunes/CMSJC
Além disso, o cardiologista Pedro Duccini ensinou como utilizar um Desfibrilador Externo Automático (DEA), um aparelho que pode aumentar ainda mais as chances de sobrevivência em casos de parada cardíaca. Segundo o médico, em 8 de cada 10 casos de parada cardíaca, a origem é uma arritmia por fibrilação ventricular.
Para Duccini, qualquer pessoa com um treinamento simples pode fazer a diferença, pois a probabilidade de sobrevivência diminui em 10% a cada minuto que passa.
A atividade integra o projeto Cor+Ação, iniciado em 2021 e que tem como público-alvo os servidores públicos, profissionais da área de segurança, professores de educação física, professores de escolas públicas e também funcionários de locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, parques, condomínios, clubes, escolas privadas e outros.
A ONG tem como missão difundir esse conhecimento pois as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, provocando 18,6 milhões de óbitos em todo o mundo, enquanto as mortes por câncer somam cerca de 10 milhões por ano.
Servidores da Câmara Municipal participam de treinamento para agir em casos de parada cardíaca
Adicionar aos favoritos o Link permanente.