Objetivo do exercício é orientar população em caso de situações de emergências. Em fevereiro, a cidade sofreu com um temporal que causou vários deslizamentos, que causaram 64 pessoas morreram. Defesa Civil faz simulado de emergência de desastre natural na Costa Sul de São Sebastião, SP
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Moradores da Costa Sul de São Sebastião participaram de um simulado de emergência de desastre natural na manhã deste sábado (12). Há quase seis meses, a região sul da cidade foi devastada por um temporal histórico que matou 64 pessoas.
A ação foi realizada pela Defesa Civil e contou com a participação de equipes dos Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. Segundo a Defesa Civil, o exercício tem como objetivo preparar os moradores de áreas de risco para as ocorrências típicas do verão.
O simulado foi feito no bairro Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul, uma das áreas com risco de deslizamento de terra na cidade.
Defesa Civil faz simulado de emergência de desastre natural na Costa Sul de São Sebastião, SP
Corpo de Bombeiros/Divulgação
No exercício, um carro de som passou por algumas ruas do bairro anunciando sobre o simulado. Os moradores foram orientados a desligarem os disjuntores, trancarem as casas e seguirem para a praça do bairro, onde embarcaram em um ônibus.
As ruas do bairro foram sinalizadas e agentes da Defesa Civil e Guarda Municipal orientaram os moradores sobre como precisam agir em evacuações de emergência, além de indicarem rotas de fuga, áreas sujeitas a deslizamentos e pontos de encontro para a fuga.
Os moradores foram levados para a Escola João Gabriel de Sant’Ana, onde foi montado um abrigo provisório. A escola foi modificada para receber dormitórios, sanitários e refeitórios.
No abrigo eles foram cadastrados em sistemas da prefeitura e receberam informações sobre programas sociais.
Enquanto os moradores participavam do simulado de evacuação, outros agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU faziam um simulado de resgate e remoção de vítimas de deslizamento e de desmoronamento de casas.
O temporal em fevereiro deste ano deixou 64 mortos em São Sebastião
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Tragédia
Entre os dias 18 e 19 de fevereiro o Litoral Norte de São Paulo foi atingido por um temporal que causou deslizamentos de terra e deixaram 65 mortos.
A chuva começou num sábado (18). Durante a noite, ela já era muito forte e não parou mais. Por conta disso, a maioria dos estragos começou já na madrugada de domingo (19).
A chuva que caiu naquele fim de semana foi a maior registrada em 24 horas na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A cidade mais prejudicada foi São Sebastião, onde 64 pessoas morreram. A maior parte dos estragos causados pela chuva foram registrados na Costa Sul da cidade.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
Defesa Civil simula emergência por desastre natural na Costa Sul de São Sebastião, SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.