Adilson Zambaldi passou grande parte da vida trabalhando como vendedor de óculos nas praias de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O livro que escreveu e foi premiado retrata de forma singular as mais de 90 praias da cidade litorânea. Escritor de Ubatuba litoral norte de São Paulo é premiado em salão internacional como melhor livro
Arquivo Pessoal
“Sonho realizado”. É assim que o caiçara Adilson Zambaldi, de 43 anos, define o que está vivendo. Ele trabalhava como ambulante vendendo óculos escuro nas praias de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, mas tinha o sonho de ser escritor. O ex-ambulante mudou radicalmente de vida, se dedicou aos estudos, se formou na universidade, escreveu dois livros e um deles foi premiado em um evento internacional de arte.
Com o livro o “Tronco de canoa”, o escritor e comunicador social pós-graduado em Formação de Escritores foi premiado no 21º Salão Internacional de Arte Contemporânea de Madrid na Espanha, um concurso que reúne escritores de Portugal, Espanha e Brasil.
“Eu me inscrevi, porque estava tendo um chamado para escritores na área da literatura. Primeiro eles entraram em contato falando que eu tinha sido selecionado e depois veio a grata surpresa que minha obra tinha sido eleita como melhor livro mesmo sem ter sido lançado. A obra já está em pré-venda, mas o lançamento acontece só em setembro”, disse.
Escritor de Ubatuba litoral norte de São Paulo é premiado em salão internacional como melhor livro
Divulgação
Paulistano, mas de coração caiçara, Adilson passou toda a sua infância e vida adulta em Ubatuba (SP) e conseguiu vencer a premiação com um livro que resgata suas raízes. A obra faz um retrato singular sobre as mais de 90 praias de Ubatuba.
Foi com o pé na areia e revisitando os locais onde já trabalhou como ambulante, que Adilson conseguiu desenvolver o livro. Apesar das belas vistas por onde passava, ela conta que o trabalho foi árduo e levou cinco anos para finalizar o livro.
“Eu percorri mais de 90 praias em cinco anos, ia escrevendo o que eu estava vendo, até meus amigos mais próximos não sabiam que eu estava escrevendo. Não me propus nem daria conta de falar de toda a grandiosidade de Ubatuba, meu relato não chega nem perto de vivenciar tudo aquilo, é literalmente um relato de um caiçara escritor sobre as praias, é minha vivencia na região”, contou.
Para cada praia, uma página foi reservada no livro com um pequeno texto, que tem como missão levar o leitor para o mais íntimo de cada região. Usando dialetos caiçaras, o livro leva em cada página contos e prosas sobre Ubatuba.
“Eu tomei um cuidado em trabalhar as palavras da região, mas sem abrir mão de uma literatura mais nacional, mesmo se não for da região você vai entender os textos. Eu uso substantivos da região, mas fica agradável para o conto. Não quis usar fotos de praias, pois quis instigar a imaginação popular e até causar uma curiosidade para as pessoas conhecerem a região, eu procurei fazer essa imersão”, explicou.
Adilson e a família em uma praia em Ubatuba.
Arquivo pessoal
Esse é o segundo livro de Adilson. O primeiro chama “Fidelidade das Araras”, no qual o escritor percorreu o Brasil e escreveu sobre quase todas as regiões do país.
“No livro anterior eu percorri o Brasil e escrevia o que me inspirava, eu cobri muitas regiões do nosso país, a obra fala muito das suas características naturais e urbanas e em paralelo com isso eu fui fazendo anotações sobre Ubatuba, e eu vi que minha região merecia uma obra, então resolvi voltar para minhas origens e escrever sobre isso”, narrou.
Revendo a trajetória que percorreu para chegar na carreira em que tanto sonhava e logo de início se tornar um escritor premiado, vencendo todos os obstáculos que um dia possa ter abalado o sonho que tinha, o ex-ambulante diz que venceu o desafio e que hoje se sente realizado.
“Deu trabalho, mas foi um desafio muito bonito, foi um trabalho inteiro muito bonito, que amei fazer. Eu era um caiçara que vendia óculos escuro nas praias de Ubatuba, que realizou um sonho e conseguiu ser premido como melhor livro de um salão internacional” , disse alegre.
Escritor de Ubatuba litoral norte de São Paulo é premiado em salão internacional como melhor livro
Arquivo Pessoal
Adilson Zambaldi é comunicador social pós-graduado em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz (SP)
Divulgação / Chico Morais
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Caiçara que trabalhava como ambulante se torna escritor e tem livro premiado em evento internacional de arte: ‘Sonho realizado’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.