Em outubro de 2019, a Arteris Fernão Dias alertava para a implementação de uma área de escape no km 525. A área ficaria logo após uma curva acentuada. Acidente na Fernão Dias: estudo técnico da concessionária alertava sobre perigos do km 525
O Jornal Hoje teve acesso a um estudo técnico apresentado pela concessionária que administra a Rodovia Fernão Dias à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para implantar uma área de escape no trecho, onde um ônibus com torcedores do Corinthians capotou no fim de semana, resultando na morte de sete pessoas. No entanto, até o momento, a ANTT não aprovou o projeto.
O relatório obtido com exclusividade pela reportagem mostra que em outubro de 2019, a Arteris Fernão Dias alertava que o km 525 “em toda sua extensão pode ser considerado sinuoso” […] “onde muitas vezes carretas, com problemas técnicos em seus freios, em função do declive acentuado, não conseguem fazer a curva”. A concessionária ainda chegou a sinalizar exatamente onde seria construído o espaço para a desaceleração dos veículos. A área de escape ficaria logo após uma curva acentuada.
O trecho em questão liga Belo Horizonte a São Paulo e é conhecido por ser perigoso devido a suas curvas acentuadas, buracos e declives acentuados. Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais, 106 acidentes foram registrados no local entre janeiro de 2022 e julho de 2023, resultando na morte de 5 pessoas.
Estudo técnico da concessionária alertava sobre perigos no km 525 da Fernão Dias
Reprodução/TV Globo
O relatório revela também que, de 2009 a 2018, foram registrados 427 acidentes no quilômetro da Fernão Dias onde o ônibus com torcedores capotou, resultando em 295 feridos e 53 mortes. Especialistas acreditam que tragédias como essa poderiam ter sido evitadas.
“Enquanto não tiver uma intervenção significativa, como por exemplo, uma área de escape nesse local, mais placas antecedentes indicando o risco de retenção, a importância da velocidade reduzida, da atenção redobrada, o freio e o motor e a consciência. A cada dia que passa nós vamos vendo os relatos de sinistros, acidentes, mortes no mesmo lugar então esperar mais o que?”, comenta a especialista em trânsito, Cinthia Almeida.
Relatório acidentes no km 525
Reprodução/TV Globo
O que diz a ANTT?
O Jornal Hoje questionou a ANTT sobre esse estudo técnico da Arteris em relação à construção de uma área de escape no km 525 da Fernão Dias. A agência não respondeu especificamente sobre o estudo. Afirmou que não há projetos ou previsão de implantação de áreas de escape no trecho da Serra de Igarapé.
No entanto, disse que a concessionária Arteris Fernão dias realizou melhorias na segurança viária, como reforço na sinalização, instalação de alerta luminoso, placas indicativas de curva acentuada, contagem regressiva antes da curva e limites de velocidade para veículos leves e pesados e que também instalou placas de fiscalização eletrônica.
O que diz a Arteris?
A concessária Arteris declarou que conduz diversos estudos, alinhados com a ANTT, para soluções que aumentem a segurança viária e que a implantação de áreas de escape é uma delas, aumentando a segurança em trechos de serra.
Disse ainda que a Serra de Igarapé, na rodovia Fernão Dias, é um dos trechos contemplados pelos estudos.
Estudo técnico da concessionária alertava sobre perigos no trecho da rodovia em que ônibus com torcedores do Corinthians capotou
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