Janaína de Figueiredo mostra biografia de Cartola para as crianças


Livro infantojuvenil, de autora nascida em São Sebastião, recria ambiente de “As Rosas Não Falam”, de Cartola “A Rosa e o Poeta do Morro”, escrito por Janaína de Figueiredo, ilustrado por Paulica dos Santos e publicado pela Editora Pallas, traz a composição, “As Rosas Não Falam” como fio condutor da narrativa sobre a vida prosaica de Cartola e Dona Zica. A autora, nascida em São Sebastião, Litoral Norte Paulista, conta que se sentiu convocada pela ficção certa tarde, enquanto escutava os discos do criador de tantas maravilhas, como “Corra e Olhe o Céu” (Cartola e Dalmo Castello), “Alvorada” (parceria dele com Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho) e “O Mundo é um Moinho” (só de Cartola), outras obras-primas atemporais!
“A Rosa e o Poeta do Morro”
Divulgação
“Há uma delicadeza e um traço poético na obra de Cartola que me fascinam desde sempre. É pura poesia! Considero Cartola como um dos maiores poetas do século XX”, explica a autora.
Autora de diversos livros infantis, Janaína de Figueiredo vive dizendo por aí que a vida é muito surpreendente. Como escreveu neste livro, “é um vai e vem, igual cuíca”. E é mesmo. Na infância e na juventude, ela morou na rua da escola de samba Ki-Fogo, em São Sebastião, no litoral de São Paulo.
Tributo a Cartola, música e literatura
Divulgação
“A minha família inteira se envolvia nos desfiles dessa escola. Eu gostava de tocar tamborim, como meus irmãos. Mas eles não deixavam muito. Nessa época, meninas não podiam tocar. Escrever este livro, de alguma forma, me trouxe lembranças desse tempo. Elas ‘explodiram em mim como a alvorada do morro’. Que muitas crianças descubram Cartola depois de lê-lo!”, exulta Janaína.
O livro A rosa e o poeta do morro foi lançado no Museu do Samba, localizado no Morro da Mangueira (Rio de Janeiro), em março deste ano. Neste mês, nos dias 25 e 26, teremos momentos com bate papo e mesa de autógrafos, em São Sebastião, cidade natal da escritora. O lançamento está sendo organizado pela Casa Brasileira/Instituto Mpumalanga e contará com a presença ilustre de Nilcemar Nogueira, a neta de Dona Zica e Cartola. Mais informações no facebook e Instagram do Instituto Mpumalanga.
Livro infantil traz Cartola para as crianças
Divulgação
“A Rosa e o Poeta do Morro”
Janaína de Figueiredo e Paulica dos Santos
Editora Pallas
BELMIRA IDEIAS E CONTEÚDO
Monica Ramalho
[email protected]
@janainadfigueiredo
Programação – bate papo e tributo a Cartola
Dia 25/08 – 15h às 17h30 – Local – Casa Brasileira
– Tarde de autógrafos e bate papo com a escritora Janaina de Figueiredo e com a presidente do Museu do Samba do Rio de Janeiro, Nilcemar Nogueira, neta de Cartola.
Público – crianças e adolescentes da rede de ensino de São Sebastião e público em geral.
Faixa etária- livre
Dia 25/08 – 20h às 22h – Local- Casa Brasileira
– Audição comentada da obra musical de Cartola, em noite de músicas ao som de vinil na Casa Brasileira, aberta ao público, para ouvir e falar das músicas do compositor considerado um dos maiores nomes do samba brasileiro.
A mediação da audição será da cantora e compositora Luciana Oliveira e terá participação de Nilcemar Nogueira, neta de Cartola, e da escritora Janaina de Figueiredo.
Gratuito.
Aberto ao público
Faixa etária: 14 anos.
26/08 – sábado | 20h – Show: O Sol Nascerá | Tributo a Cartola
Local: Brasileira Gourmet- gastronomia e cultura.
Ingressos antecipados – $ 30,00
Show que homenageia a vida e a obra de Angenor de Oliveira, o grande Cartola. Com as cantoras Renata Jambeiro e Luciana Oliveira e a sambista Nilcemar Nogueira, idealizadora do grupo Matriarcas do Samba. Participação dos músicos Raphael Gomes e Leo Matheus.
Casa Brasileira | Av. Dr.Altino Arantes, 80- Rua da Praia, Centro- São Sebastião-SP. Infos.whatsApp – 11 998388794. Brasileira Gourmet | Av. Dr. Altino Arantes, 68 – Rua da Praia, Centro – São Sebastião-SP.
Realização: @institutompumalanga
Apoio: @brasileiragourmet

Adicionar aos favoritos o Link permanente.