Professor Octávio Manhães morre aos 96 anos em São José dos Campos, SP


Manhães era o aluno mais antigo do ITA que estava vivo. Ele se formou no ITA em 1952, fazendo parte de uma das primeiras turmas da instituição. Professor Octávio Manhães morre aos 96 anos em São José dos Campos, SP.
Reprodução/TV Vanguarda
O professor Octávio Manhães de Andrade Júnior morreu, aos 96 anos, nesta quarta-feira (23), em São José dos Campos (SP). O corpo dele foi velado e sepultado na tarde desta quinta-feira (24) no Cemitério Parque das Flores, no bairro Morumbi.
Professor Manhães, como era conhecido pelos alunos, era natural de Colatina, no Espírito Santo. Ele se formou em uma das primeiras turmas do ITA no ano de 1952, no curso de Engenharia Aeronáutica, na modalidade aerovias.
Segundo o reitor do ITA, Prof. Anderson Correia, Manhães era o mais antigo aluno do ITA vivo. Além de aluno, ele foi professor da Divisão de Engenharia Civil do ITA.
Octávio Manhães de Andrade Junior também foi professor por mais de 50 anos na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), onde foi um dos fundadores da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo.
Professor Octávio Manhães morre aos 96 anos em São José dos Campos, SP.
Reprodução
Aos 96 anos, Manhães fazia questão de seguir lecionando. No ano passado, em entrevista ao Link Vanguarda, o professor falou sobre o orgulho da profissão e a vontade que tinha de continuar em sala de aula.
“Enquanto eu tiver saúde, eu vou trabalhar. Trabalho com a finalidade de dar educação aos alunos, não só a parte técnica, procuro levar a eles meu modo de viver pra ver se eles raciocinam, pensam no assunto, para irem também ter uma vida equilibrada em tudo”, disse na época.
Na entrevista, um colega da Manhães revelou que a universidade, pensando na qualidade de vida do professor, chegou a sugerir uma redução na carga horária de aulas que ele lecionava, mas que Manhães recusou.
“Ele disse ‘não diminuam as minhas aulas, estou aqui para trabalhar, gosto do que eu faço. Só peço que na sexta-feira à noite eu possa continuar saindo para jantar com a minha esposa’”, lembrou na entrevista.
Professor Octávio Manhães morre aos 96 anos em São José dos Campos, SP.
Reprodução/ITA
Biografia
Antes de ingressar no ITA, Octávio entrou na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde se formou como engenheiro civil.
Pouco depois de se formar no ITA, Manhães seguiu para os Estados Unidos, onde especializou-se em Construção de Aeroportos.
Entre as obras das quais sentia mais orgulho, está o projeto de aeródromos na região amazônica, desenvolvido quando servia na Diretoria de Rotas Aéreas, no Rio de Janeiro.
O primeiro prédio erguido sob a assinatura de Manhães foi no bairro de Copacabana, na Rua Bolívar, no Rio de Janeiro, em 1956. Eram 16 apartamentos em cada um dos 10 andares. Um orgulho para o engenheiro que, naquela época, tinha apenas 4 anos de profissão.
Prof. Manhães também foi presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, entre 2003 e 2004.
Dia 1 de outubro é o Dia do Idoso
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.