A ciclovia que funcionava na avenida Anchieta foi retirada para a implantação de um modelo de via compartilhada. Ciclista relatam insegurança e prefeitura explica funcionamento. Via compartilhada gera discussão em São José
A implantação de um modelo chamado ‘via compartilhada’ após a retirada de uma ciclofaixa na avenida Anchieta, em São José dos Campos (SP), tem gerado discussão na cidade.
O modelo consiste em compartilhar a direção da via entre ciclistas e veículos – ou seja, diferente do que acontece na ciclofaixa, as bicicletas não têm um local exclusivo para trefegar e operam junto com motos, carros e ônibus. A ideia é que todos usem o mesmo espaço.
A opção recém-escolhida pela prefeitura na avenida localizada no Jardim Esplanada, local movimentado na região central da cidade, tem causado confusão e sensação de insegurança entre os ciclistas.
“Estamos inseguros. Andávamos tranquilo quando tinha a ciclofaixa, nunca teve problema. Com essa mudança, eu pelo menos me sinto inseguro. A sinalização, inclusive, dá a entender que o ciclista deve andar pela esquerda, mas não é o que diz a regra de trânsito. Está confuso.” avalia Antônio José Quaggio.
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Via compartilhada entre ciclistas e veículos gera discussão em São José dos Campos, SP
José Eymard/TV Vanguarda
A prefeitura, no entanto, defende que o modelo funciona e que a via está bem sinalizada. Além disso, argumenta que a velocidade máxima permitida no local foi reduzida de 50 para 40 km/h, com o objetivo de facilitar a integração dos ciclistas.
De acordo com o diretor de Planejamento Viário do município, Ronaldo Rodrigues, a mudança para a ‘via compartilhada’ foi motiva por conflitos entre a ciclofaixa e calçadas e pontos de ônibus.
“Toda situação em que a cidade muda, a secretaria analisa o que pode ser feito. A ciclofaixa estava em conflito com diversas calçadas rebaixadas e pontos de parada de ônibus. Depois do recapeamento, entendemos que o compartilhamento da área poderia ser bem aplicado”, explica.
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Além disso, Rodrigues garante que há segurança para todos no modelo.
“Aqui ele (ciclista) tem a mesma segurança que tem na cidade toda. Melhoramos a sinalização, pintamos o solo, temos câmera de monitoramento e radares. Mudou o conceito de direção, em que todos vão compartilhar a via. Quem usar esse trecho precisa entender isso”, afirmou.
Como funciona?
Segundo a prefeitura de São José dos Campos, os ciclistas devem seguir trafegando na faixa de rolamento, ao lado da guia. “Ele entra com prioridade na guia e o veículo tem que respeitar”, explica o diretor Planejamento Viário.
Diferente do que a sinalização no solo pode sugerir, as bicicletas não devem estar no canteiro central da avenida. O desenho indica que a utilização deve ser na faixa de rolamento.
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