Polícia resgata aves de cativeiro em Santa Branca e aplica multa de R$ 13 mil


Uma das aves está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Aves mantidas em cativeiro em Santa Branca
Divulgação/Polícia Ambiental
Quinze aves que estavam mantidas em cativeiro em Santa Branca foram resgatadas pela Polícia Ambiental na última sexta-feira (25). Uma delas é uma Patativa (Sporophila Plumbea), que está na lista de espécies ameaçadas de extinção.
O responsável pelo local informou ser criador, mas, segundo a polícia, o CTF (cadastro técnico federal) estava vencido e nenhuma das aves anilhadas encontradas constava no seu plantel. A polícia o multou em R$13 mil, as aves foram apreendidas e serão destinadas para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do IBAMA.
As aves foram encontradas após solicitação do investigador de polícia da delegacia de Santa Branca. Os animais estavam em uma residência no bairro Boa Vista, na qual havia cumprido um mandado de busca e apreensão.
Foram encontradas 15 aves, dentre elas cinco estavam anilhadas e duas eram utilizadas como “chama” para capturar outra ave da mesma espécie. Na gaiola que estavam, haviam dois alçapões “bate” armados para efetuar a captura. Uma delas, uma Patativa, está na lista de ameaçada de extinção.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.