Frente Parlamentar do Autismo busca soluções para melhorar qualidade de vida das famílias


Vereadores da Frente Parlamentar conversam regularmente com pais de crianças e jovens com TEA e pedem criação de ambientes inclusivos em locais de grande fluxo de pessoas No final de agosto, os vereadores Marcão da Academia (PSD), Amélia Naomi (PT), Dulce Rita (PSDB) e Fernando Petiti (MDB), que integram a Frente Parlamentar em Apoio à Pessoa com Autismo, se reuniram com pais de crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) e organizações não governamentais.
Durante o encontro na Câmara, eles debateram desafios como a falta de atendimento adequado em diferentes faixas etárias, a dificuldade de acesso a consultas médicas e tratamento com profissionais de saúde, transporte especializado e atividades esportivas adaptadas. Também participaram representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Apoio Social ao Cidadão, Esportes e Mobilidade, além da FCCR.
Vereadores visitam o aeroporto de São José dos Campos para solicitar uma “calm zone”.
Flávio Pereira – CMSJC
Em resposta a essas preocupações, os representantes do poder público informaram as medidas que estão sendo tomadas. Por exemplo, na educação, contratos com empresas terceirizadas que prestam auxílio aos estudantes com deficiência em sala de aula foram renovados e um concurso público para profissionais capacitados está em andamento. Há ainda tratativas com universidades buscando incluir disciplinas sobre as especificidades do transtorno na formação de docentes. Na área da saúde, existem planos para ampliar o atendimento acima dos 6 anos de idade e introduzir a equoterapia. Enquanto no esporte, principalmente na modalidade natação, novas vagas serão disponibilizadas.
A Frente Parlamentar atua ainda na intermediação por ambientes inclusivos voltados aos moradores com TEA em locais de grande circulação, como shoppings. Recentemente, Marcão da Academia (PSD), Dulce Rita (PSDB) e Fernando Petiti (MDB) foram ao aeroporto de São José dos Campos com um pedido formal entregue ao presidente do conselho administrativo da concessionária SJK Airport, empresa que administra o aeroporto.
Reunião da Frente Parlamentar do Autismo com famílias de portadores de TEA
Flávio Pereira – CMSJC
Os parlamentares solicitaram a implantação de uma “calm zone” no aeroporto, um espaço multissensorial destinado a proporcionar um ambiente tranquilo e confortável para pessoas com TEA e seus familiares. Esse refúgio já funciona na cidade, nos shoppings Vale Sul, Jardim Oriente e Center Vale, e também nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Atualmente o aeroporto joseense opera voos regulares de cargas, mas há a expectativa de retomada dos voos comerciais de passageiros.
A Frente Parlamentar tem trabalhado na defesa e ampliação dos direitos das pessoas com autismo desde 2018, promovendo o diálogo entre prefeitura e sociedade acerca de políticas públicas que atendam às necessidades desse público.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.