Três vereadores são alvo de operação que investiga esquema de ‘rachadinha’ na Câmara de Ubatuba, no Litoral de SP


No fim da manhã, Câmara de Ubatuba informou que os três vereadores investigados pela Polícia Civil e Ministério Público foram afastados. Três vereadores são alvo de operação do MP que investiga esquema de ‘rachadinha’ na Câmara de Ubatuba
Rauston Naves/TV Vanguarda
Três vereadores foram alvos nesta quinta-feira (31) de uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público que investiga a suspeita de um esquema de ‘rachadinha’ na Câmara de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
No fim da manhã, a Câmara de Ubatuba informou que os vereadores Eugênio Zwibelberg (União Brasil) – presidente da Casa -, Josué D’Menor (Avante) e Junior Jr (Podemos) foram afastados dos cargos.
A defesa de Eugênio e Josué não atenderam as ligações da reportagem. Já o assessor de Junior Jr disse desconhecer sobre a operação pela manhã. Depois, parou de atender as ligações.
Operação
A operação Corvêia foi realizada na manhã desta quinta-feira (31) para o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão.
Na sede da Câmara, os policiais do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apreenderam documentos e materiais que serão usados nas investigações.
▶️Por que operação Corvêia? O nome da operação faz alusão à obrigação do servo, na França medieval, em prestar serviços gratuitos ao senhor feudal.
Três vereadores são alvo de operação do MP que investiga esquema de ‘rachadinha’ na Câmara de Ubatuba
Rauston Naves/TV Vanguarda
O Gaeco informou que a ação apura a prática de crimes de associação criminosa, peculato (popularmente chamada de “rachadinha”), coação no curso do processo e cárcere privado.
O MP informou ainda que a Justiça de Ubatuba também determinou medidas cautelares contra os investigados, como a suspensão da função pública e a proibição de frequentar a Câmara, além do impedimento ao contato com qualquer pessoa que tenha relação direta ou indireta com as investigações.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.