Programa de Estudos Espaciais acabou, mas você pode conferir tudo com a TV Câmara


Parceira das organizações-sede, a emissora legislativa mostra os temas discutidos e como o treinamento internacional mexeu com a cidade durante 9 semanas Pela primeira vez no Brasil, São José dos Campos, por meio do ITA e do Inpe, sediou a 35ª edição do Programa de Estudos Espaciais (SSP23), organizado pela ISU (International Space University). De junho a agosto, 93 estudantes com graduação inscritos, originários de 28 países, cumpriram um cronograma de aulas, palestras e oficinas que totalizaram mil horas de conteúdo acadêmico em diversas áreas do conhecimento.
A TV Câmara de São José dos Campos transmitiu ao vivo o encontro de estudantes da rede pública e particular com os astronautas Robert Thirsk e Sian Proctor em julho na Arena Municipal de Esportes Farma Conde
Cleverson Nunes/ CMSJC
A Câmara Municipal sediou a Cerimônia de encerramento do SSP23 no dia 25 de agosto.
Cleverson Nunes/ CMSJC
O lançamento de um balão estratosférico com um satélite para coleta de dados de telemetria foi uma das atividades práticas dos participantes no treinamento acadêmico.
Flávio Pereira/ CMSJC
A palestra do cientista da Nasa John Connolly é uma das que está disponível na íntegra no Youtube da TV Câmara SJC.
Flávio Pereira/ CMSJC
Ao longo de 9 semanas, a cidade recebeu cerca de 300 estrangeiros, entre cientistas, astronautas, diretores de agências espaciais e especialistas, alguns da Nasa. Parte deles interagiu não apenas com os alunos do SSP23, mas também com a população, por meio de uma programação paralela gratuita com eventos como competição de robótica e sessão de cinema ao ar livre comentada.
A TV Câmara apoiou as instituições responsáveis por meio da cobertura jornalística e transmissão ao vivo de palestras e do painel com astronautas, que reuniu 5 mil pessoas na Arena Municipal de Esportes. A emissora legislativa ainda entrevistou especialistas e cedeu seu estúdio para um treinamento midiático ministrado pela chefe de comunicação do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha, na Espanha.
As palestras em inglês abertas ao público, que aconteceram no CEFE e estão disponíveis na íntegra no Youtube da emissora, abordaram temas como: o retorno da humanidade à Lua – da Apollo a Artemis; aspectos humanos da missão Columbia; o futuro das atividades espaciais; o papel do metaverso no futuro do setor aeroespacial; colisões e detritos espaciais. Reportagens mostram como foi a apresentação dos trabalhos finais, a atividade de construção e lançamento de modelos de foguete e de balão estratosférico com satélite como carga.
Tudo isso está disponível para assistir (ou relembrar) em uma playlist no Youtube da TV Câmara. Inclusive a cerimônia de encerramento, realizada na sede do Legislativo Municipal na última sexta (25). Na solenidade, o diretor da ISU (International Space University) e da Nasa, James Lewis, entregou a cada um dos representantes das organizações sede (ITA/DCTA, Inpe e prefeitura) um pôster assinado por todos os participantes em agradecimento à hospitalidade joseense. Houve ainda o anúncio de onde será a próxima edição, no ano que vem, na cidade texana de Houston (EUA).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.