Suspeito de envolvimento em ataques a bancos no Vale do Paraíba é preso em SP


De acordo com a Polícia Civil, ele integra o grupo que atacou agências de Santa Branca e São Francisco Xavier, além de um caixa eletrônico de Atibaia nos últimos meses. Criminosos explodem agências bancárias e trocam tiros com a polícia no interior de SP.
André Rosa/TV Vanguarda
Um homem suspeito de envolvimento em ataques a pelo menos dois bancos do Vale do Paraíba foi preso, nesta quinta-feira (31), em São Paulo. Segundo a Polícia Civil, o grupo também atacou um caixa eletrônico em Atibaia recentemente.
Os casos aconteceram nos últimos dois meses, entre julho e agosto. O primeiro foi em Santa Branca, no dia 1° de julho, quando criminosos explodiram duas agências e conseguiram fugir – leia mais detalhes abaixo.
A prisão do suspeito, que tem 45 anos, foi feita por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), no estacionamento de um fast-food localizado na zona oeste da capital paulista.
De acordo com a corporação, as investigações que iniciaram após os casos conseguiram identificar o suspeito. Ele tem passagens anteriores pela polícia, inclusive por porte de explosivos.
Os policiais descobriram o local onde o homem estava nesta quinta-feira realizando um cerco na região. Segundo a Deic, as investigações seguem para prender o restante da quadrilha.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Criminosos explodiram agência do Banco do Brasil em Santa Branca.
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Ataques a bancos na região
O primeiro ataque na região coordenado pelo grupo liderado pelo preso aconteceu em Santa Branca, no dia 1° de julho. Criminosos armados invadiram e explodiram duas agências bancárias durante a madrugada e, até aqui, ninguém havia sido preso.
De acordo com a Polícia Militar, o crime teve início por volta das 4h. Cerca de 15 bandidos invadiram uma agência do Banco Santander e outra do Banco do Brasil. Os artefatos explosivos destruíram o interior das agências e chegaram a abrir buracos nas paredes.
Na ação, houve troca de tiros entre a polícia e os criminosos. Duas viaturas da PM foram alvejadas e alguns disparos atingiram casas de moradores que ficam próximas das agências bancárias. Nenhum morador ou policial ficou ferido.
‘Novo cangaço’: entenda o crime que destruiu bancos e assustou moradores em Santa Branca
20 dias depois, o mesmo grupo explodiu um caixa eletrônico em um posto de combustível em Atibaia. Na ocasião, os criminosos fugiram sem conseguir levar nada.
Caixa eletrônico explodido na madrugada desta sexta-feira (21) em Atibaia, SP
Divulgação/PM
Já em agosto, no dia 6, a quadrilha explodiu agências bancárias localizadas na Praça Cônego Antônio Manzi, no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos.
Através do sistema de monitoramento da cidade, a polícia identificou que pelo menos oito criminosos com coletes balísticos e armas longas participaram do crime.
Agência fica destruída após explosão em São Francisco Xavier
Eder Amaro
A polícia informou que eles explodiram as agências e levaram dinheiro, fugindo, em seguida, em uma caminhonete, na estrada sentido Joanópolis (SP).
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.