Para conter gastos, veículos da prefeitura deverão economizar combustível a partir de segunda-feira em Taubaté


Administração disse que áreas da Saúde e Educação não serão afetadas pela medida e que objetivo é reduzir em 15% o consumo de combustível pelos veículos oficiais. Veículos da Segurança Pública também são enquadrados na circular emitida pela prefeitura de Taubaté
Lucas Tavares/g1
Vivendo uma crise financeira em diversas áreas, a prefeitura de Taubaté anunciou nesta semana mais uma medida para tentar economizar dinheiro: a partir de segunda-feira (4), os carros operantes pertencentes ao município terão redução no abastecimento de combustível.
Em uma circular emitida no fim da tarde desta quinta-feira (31), a prefeitura determinou que os veículos leves em geral, ônibus, micro-ônibus e caminhões, além dos veículos das secretarias de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, devem reduzir o consumo semanal de combustível.
De acordo com a prefeitura, a expectativa é economizar cerca de 15% o consumo de combustíveis, principalmente nas áreas administrativas. O Executivo informou que as áreas de Saúde e Educação não serão afetadas com a medida.
Ao g1, a prefeitura disse que a medida afeta principalmente as áreas administrativas e visa atender o decreto editado em julho, que estabelece uma contenção de despesas no município.
A administração afirmou ainda que nenhum serviço será reduzido e que a ideia é que “as secretarias realizem um consumo consciente dos combustíveis”.
Veja como ficará o consumo de combustíveis nos carros oficiais em Taubaté:
Veículos leves em geral
Como era: Até 70 litros semanais
Como ficará: Até 25 litros semanais
Veículos tipo ‘van’
Como era: Até 210 litros semanais
Como ficará: Até 150 litros semanais
Micro-ônibus, ônibus e caminhões
Como era: Até 280 litros semanais
Como ficará: Até 150 litros semanais
Motos
Como era: 10 litros semanais
Como ficará: 10 litros semanais
Para os veículos das secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana:
15 litros diários de combustível, inclusive veículos da Atividade Delegada;
25 litros semanais de combustível para veículos leves;
150 litros semanais para veículos pesados;
10 litros diários para motos da Secretaria de Segurança Pública;
5 litros diários para motos da Secretaria de Mobilidade Urbana;
Crise
Em julho deste ano, a prefeitura de Taubaté publicou um decreto com uma série de medidas para enxugar os gastos na administração municipal, devido à crise financeira vivida pela cidade, que afeta principalmente a área da Saúde, onde o município acumula dívidas milionárias.
Entre as principais medidas impostas pelo prefeito à época estavam a suspensão de pagamento de licenças-prêmios e da concessão de férias aos servidores. O decreto estabeleceu que só podem sair de férias os funcionários que estiverem com o segundo período próximo ao vencimento.
O decreto ainda vedou realização de horas extras, com exceção dos funcionários da Saúde, Educação e Defesa Civil. Novas nomeações e contratações de servidores também estão temporariamente vedadas, além do gasto com viagens.
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