De acordo com a PM, a medida tem como objetivo diminuir o número de crianças que se perdem durante a Festa da Padroeira em Aparecida (SP). Operação Romeiro: Polícia Militar anuncia distribuição de pulseiras de identificação para crianças
Tales Andrade/TV Vanguarda
A Polícia Militar informou nesta segunda-feira (4) que vai distribuir pulseiras de identificação para crianças durante as celebrações de 12 de outubro no Santuário Nacional de Aparecida, quando o templo católico recebe milhares de fiéis.
A pouco mais de um mês para o dia 12 de outubro, data da celebração da Padroeira do Brasil, a Polícia Militar deu início à Operação Romeiro. A operação segue até o dia 10 de dezembro e tem como objetivo principal garantir a segurança dos romeiros que visitam Aparecida.
A principal novidade da ação neste ano é a distribuição de pulseiras de identificação para crianças. Segundo a corporação, a medida visa diminuir o número de crianças que se perdem durante a Festa da Padroeira, já que o movimento na cidade é muito intenso nesta época.
“Vamos distribuir pulseiras de identificação com o nome e um contato telefônico do responsável. Todos os policiais vão ter as pulseiras. Estaremos com mais de 100 agentes por dia e mais de 600 no dia 12. É algo que vai auxiliar na localização (das crianças perdidas)”, explica o Tenente Coronel Hugo Araújo Santos.
Santuário Nacional de Aparecida divulga programação do 12 de outubro
Ainda segundo a polícia, a medida será utilizada até dezembro. Dias como pouco movimento no Santuário Nacional – como essa segunda-feira, por exemplo – não haverá distribuição.
Fachada do Santuário Nacional de Aparecida no dia da Festa da Padroeira 2022.
Gustavo Marcelino
Nos dias mais movimentados, policiais vão ficar posicionados em todas as entradas do santuário e abordar famílias com crianças para entrega das pulseiras e preenchimento das informações.
Além disso, a Operação Romeiro prevê também apoio e acompanhamento aos peregrinos durante os milhares de romarias que acontecem neste segundo semestre, tanto na rodovia Presidente Dutra quando em áreas rurais.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Romeiros enchem a Dutra em direção ao Santuário Nacional de Aparecida
TV Vanguarda/Reprodução
Expectativa de cinco milhões de romeiros
De acordo com o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a expectativa é que, de setembro até o fim do ano, mais de 4 milhões de romeiro visitem a basílica.
“Chegamos em um momento das romarias com uma amplitude muito grande. Tivemos o episódio da pandemia e agora tudo está voltando com o cuidado devido. É um momento de crescente da romaria. Venham com a segurança, com a fé e com a devoção. Estamos com uma expectativa muito grande. Ampliamos nossa estrutura interna e isso tudo tem dado alegria”, afirma o ecônomo do Santuário Nacional, padre Heliomarcos Costa Ferraz.
Queima de fogos marcou o encerramento da Festa da Padroeira em 2022
Gustavo Marcelino
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Operação Romeiro: PM vai distribuir pulseiras de identificação para crianças no 12 de outubro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.