Poupatempo de São José dos Campos e Taubaté começam a emitir carteira de identificação de pessoas com autismo; veja como solicitar


Mais de 17 mil documentos já foram emitidos pelo Governo de SP desde abril deste ano, em todo o estado. Carteira de identificação de pessoas com autismo.
Divulgação/SEDPcD
O Governo de São Paulo ampliou para 26 postos do Poupatempo a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Na nossa região, São José dos Campos e Taubaté vão começar a emitir a carteira.
A Ciptea é um serviço 100% digital e gratuito que pode ser solicitado no site. A carteirinha também pode ser impressa em casa, sem a necessidade de deslocamento dos beneficiários e/ou responsáveis.
No entanto, para quem não tem acesso à internet ou possui algum tipo de dificuldade para fazer a emissão online, esses postos do Poupatempo vão oferecer suporte para a emissão do documento. No local, os atendentes vão auxiliar a pessoa para ter acesso ao cartão.
A carteira visa facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social, por exemplo, em todo o território paulista.
Além da emissão das carteiras, os postos Poupatempo de São José dos Campos e Taubaté também vão contar com atendimento em salas sensoriais, que são espaços silenciosos de acolhimento, com equipes especializadas para atendimento a pessoas autistas e neurodivergentes.
Os espaços oferecem abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.