Projeto social em Taubaté atende mais de 200 crianças no CECAP


Iniciativa visa promover cidadania por meio do esporte A vulnerabilidade à violência é um fator que coloca em risco o futuro de jovens das cidades brasileiras. Por isso, a existência de projetos sociais e ONGs são peças fundamentais para a transformação da vida de crianças e adolescentes. Em Taubaté, o projeto CECAP Futebol Social existe há quase 10 anos e atende mais de 200 crianças e adolescentes. Com foco em formar cidadãos por meio da prática esportiva, essa iniciativa alia aulas de futebol à discussão de valores fundamentais para a convivência em sociedade.
Durante os períodos de convivência, são abordados temas como respeito, igualdade, liberdade, honestidade, solidariedade, amizade, responsabilidade, cooperação e justiça. Além disso, o projeto visa combater preconceitos, alertar sobre os perigos do uso de drogas e incentivar a construção de uma vida profissional e familiar próspera.
Kátio Augusto, idealizador e presidente do Projeto CECAP Futebol Social, ressalta a importância do comprometimento da sociedade com a formação dos jovens e enfatiza a necessidade de apoiá-los nessa fase de desenvolvimento. “Nós incentivamos sempre o cuidado e respeito intrapessoal e a competição saudável entre os alunos do projeto”, conta.
Kátio Augusto, presidente do CECAP Futebol Social
CECAP Taubaté
Muito além do esporte, a educação das crianças e dos adolescentes também está em pauta no projeto. Para isso, voluntários acompanham o rendimento escolar dos alunos. Isso é feito pela conferência de notas e de frequência. Afinal, para participar do CECAP Futebol Social, é fundamental que os alunos estejam regularmente matriculados em escolas da região.
Além disso, para pertencer ao projeto é necessário que a família do jovem possua um Número de Identificação Social (NIS). Esse registro permite que os organizadores, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), avalie o nível de vulnerabilidade social dos integrantes. Isso garante que o projeto possa buscar outras empresas e instituições para suprir possíveis necessidades.
Rodrigo Braga e Renato Zanotta são proprietários do Quiosque do Lugui, e apoiadores do Projeto CECAP Futebol Social. Segundo Rodrigo, a prática do esporte é de suma importância para o desenvolvimento social e intelectual das crianças. E, por esta razão, “o Quiosque do Lugui busca apoiar essas iniciativas porque acredita que as crianças são o futuro de Taubaté. O projeto mostra profissionalismo, empenho e dedicação a essa causa tão nobre”, completa Zanotta.
Kátio Augusto, Ana Frias, Patrícia Braga, Rodrigo Braga e Alexandre Toledo
CECAP Taubaté
Ao todo, são seis turmas que têm aulas aos sábados de manhã, com uma hora e vinte minutos de duração. Cada turma reúne até 40 alunos, sendo formada de acordo com a idade e as características motoras de cada participante. As disponíveis são: SUB 7, SUB 9, SUB 11, SUB 13, SUB 15 e SUB 17. Com a demanda de alunos maiores de 18 anos, uma nova turma SUB 20 será aberta. A ideia é que esses adolescentes possam se apoiar no projeto para conquistar uma posição no mercado de trabalho.
Alunos do Projeto Cecap Futebol Social
CECAP Taubaté
Além de se preocupar com a formação dos jovens, o projeto CECAP Futebol Social também tem um olhar atento ao lazer, realizando grandes eventos em datas comemorativas a fim de despertar na comunidade o senso de pertencimento. Eventos estes, como a entrega de ovos e brinquedos no dia de Páscoa e um dia de beleza para as mães das crianças do projeto. No Dia das Crianças, no ano passado, foram arrecadados recursos com empresas parceiras para a realização de uma festa aberta para toda a comunidade e devido ao grande sucesso, iremos repetir essa ação este ano.
“Teve hot dog, refrigerante, sorvete, vários brinquedos, futebol de sabão, pula-pula, escorregador, pipoca e algodão doce! Foi um dia de muita alegria para todos e para este ano esperamos repeti-la. Recebemos R$ 8.000,00 (oito mil reais) em doações e, com isso, atendemos mais de 2.000 crianças e adolescentes”, conta Kátio Augusto. A meta para este ano é arrecadar cerca de R$12.000,00 (doze mil reais) para atender ainda mais pessoas das comunidades vizinhas e aumentar as atrações.
Para alcançar a meta deste ano, o Projeto CECAP Futebol Social busca por doações e novas parcerias. Os interessados em contribuir para a concretização dessa iniciativa devem entrar em contato com o idealizador e presidente Kátio Augusto, pelo telefone (12) 99636 – 9869 ou fazer uma doação de qualquer valor para o PIX: CNPJ 10.699.705/0001-00 até o dia 10 de outubro de 2023. Para mais informações sobre o projeto acesse o Instagram: @aececap.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.