Moradores passam mal após vazamento de produto químico em indústria em Taubaté, SP


Caso aconteceu na noite desta quarta-feira (7), na indústria IQT, que fica no bairro Vila Costa. Moradores passam mal após vazamento em indústria química em Taubaté, SP.
Reprodução/Street View
O vazamento de produto químico que ocorreu na noite desta quarta-feira (7), em uma indústria em Taubaté, mobilizou o Corpo de Bombeiros. Segundo relato das equipes, diversos moradores passaram mal com o cheiro do produto.
Segundo a corporação, os bombeiros foram acionados por volta das 22h45, com diversas ligações de moradores relatando estar passando mal devido ao cheiro forte que estava sendo produzido pela indústria de produtos químicos IQT.
Segundo o relato dos moradores, o vazamento formou uma névoa densa nos bairros próximos da indústria e causou irritação nos olhos, tosse e dores de cabeça.
As equipes dos bombeiros foram até a fábrica, que fica na rua Irmãos Albernaz, no bairro Vila Costa, e descobriram que no local houve o rompimento da válvula de segurança da indústria para evitar uma explosão e isso ocasionou o lançamento do produto químico na atmosfera.
Ainda segundo os bombeiros, o vazamento foi contido e o local deixado em segurança aos cuidados da Defesa Civil.
De acordo com Rodolfo Portugal, supervisor da Defesa Civil, o produto vazado não é nocivo, é um insumo usado para vacinas veterinárias e tem base vegetal. No entanto, é um produto que causa irritação.
O Defesa Civil informou que vai acionar os órgãos ambientais pra fazer acompanhamento do caso.
O g1 acionou a prefeitura a empresa IQT, que enviou uma nota lamentando o ocorrido e informou que nenhum funcionário ficou ferido. A empresa reforçou que o cheiro gerado pelo produto não é tóxico. Segundo o IQT, a produção na fábrica já foi retomada.
Veja a nota do IQT na íntegra:
A IQT – Indústrias Químicas Taubaté, informa que na data de ontem, por volta das 22h, houve uma ruptura em um disco de um dos reatores da empresa. O disco de ruptura é um equipamento de segurança que atua em qualquer eventualidade, garantindo que não haja riscos durante a produção.
O produto em questão é a base de glicerina vegetal, utilizado na produção de vacinas veterinárias. A IQT possui todas as licenças dos órgãos competentes, inclusive o certificado de Boas Práticas de Fabricação da ANVISA, garantindo a segurança e eficácia dos produtos, dos funcionários e da comunidade ao entorno.
A empresa imediatamente acionou as equipes de segurança. Prontamente foi verificado que, apesar do forte barulho, não houve qualquer tipo de problema grave. Nenhum funcionário ficou ferido. O Corpo de Bombeiros esteve na fábrica, conversou com os líderes do turno e verificou que não houve nenhum risco dentro ou fora da empresa.
A IQT lamenta muito que o barulho possa ter assustado os moradores do entorno da fábrica e afirma veementemente que o mau cheiro produzido pelo evento não é tóxico. Tanto os nossos profissionais quanto a comunidade podem ficar tranquilos quanto às questões de segurança e de saúde. As atividades de produção foram paralisadas durante a madrugada e retomadas com total segurança, hoje, a partir das 6h.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.