Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Estupros e assassinatos têm alta no Vale do Paraíba; região segue como mais violenta do interior de SP.
André Nascimento/g1
O Vale do Paraíba registrou alta de 25,11% nos casos de estupro entre janeiro a agosto de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Segundo o balanço, entre janeiro e agosto deste ano foram denunciados 553 casos de estupro na região administrativa de São José dos Campos, contra 442 no mesmo período de 2022.
Além do aumento nos casos de estupro, a região registrou 227 assassinatos no período. Com esse índice, o Vale do Paraíba segue como a região mais violenta do interior de São Paulo (veja dados abaixo).
Analisando apenas os dados de agosto, houve aumento no número de mortes violentas, já que foram registrados 32 casos de assassinatos decorrentes de homicídios ou latrocínios em agosto deste ano, contra 19 no mês de agosto de 2022, uma alta de 68,4%.
Já de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 227 mortes entre homicídios ou latrocínios (roubo seguido de morte). No ano passado, foram 265 mortes no mesmo período, uma queda de 14,3%.
Apesar da queda, em números totais fora da capital e região metropolitana do estado, o Vale do Paraíba concentra mais mortes violentas nos primeiros oito meses deste ano:
Vale do Paraíba – 227 mortes
Ribeirão Preto – 176 mortes
Campinas – 145 mortes
Piracicaba – 159 mortes
Sorocaba – 122 mortes
Santos – 102 mortes
São José do Rio Preto – 76 mortes
Bauru – 75 mortes
Araçatuba – 50 mortes
Presidente Prudente – 47 mortes
Outros crimes tiveram aumento na região entre janeiro e agosto deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Confira:
Comparativo crimes cometidos no Vale do Paraíba
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
r
Estupros e assassinatos têm alta no Vale do Paraíba; região segue como mais violenta do interior de SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.